Definição – O que significa Filtragem Anisotrópica (AF)?
A filtragem anisotrópica é uma técnica de filtragem usada em gráficos de computador 3D em que o número de amostras de textura geradas muda dependendo do ângulo que a superfície a ser renderizada está em relação à câmera. A filtragem anisotrópica faz com que as superfícies ou padrões angulares e mais distantes da câmera pareçam melhores e mais nítidos do que quando esse tipo de filtro não é aplicado.
A Definirtec explica a Filtragem Anisotrópica (AF)
A filtragem anisotrópica é melhor explicada com um exemplo. Digamos que você esteja criando uma parede de tijolos computadorizada. a primeira coisa que você faz é fazer um conjunto de polígonos que formam a forma da parede. Em seguida, você cobre essa forma com uma textura de tijolo com um tamanho de 512×512 pixels. A parede inteira é coberta por várias instâncias dessa textura.
Se nenhum mapeamento MIP for aplicado, o hardware renderizará as amostras de textura de 512×512 e fará um trabalho extra para reduzir isso ao aplicar a outras áreas da parede que deveriam parecer menores por causa da distância e do ângulo. O mapeamento MIP torna isso mais rápido e menos exigente, criando várias amostras da textura, cada uma delas menor do que a anterior. Os tamanhos menores podem ser aplicados a outras áreas que são anguladas em relação à câmera. Se nenhuma filtragem anisotrópica for aplicada, os níveis parecerão borrados e comprimidos porque apenas um pequeno número de amostras é disponibilizado para ser usado continuamente.
O número de amostras retiradas dependendo da inclinação do ângulo da superfície. Quando uma superfície está em um ângulo muito raso em relação à câmera, apenas alguns níveis de mapa MIP são necessários; mais amostras são necessárias conforme o ângulo fica mais inclinado. Por causa dessa variabilidade, a filtragem anisotrópica requer processamento intenso, mas os fabricantes de hardware gráfico estão encontrando melhores maneiras e algoritmos para tornar a filtragem anisotrópica mais rápida. Às vezes, eles também cortam cantos, sacrificando algum nível de detalhe em uma parte para aprimorar outra.
No entanto, a filtragem anisotrópica precisa de tanto poder de processamento que você precisa pesar os benefícios percebidos da qualidade visual em relação ao impacto que o desempenho terá na placa de vídeo.