Definição – O que significa CPU Ready Queue?
Uma fila pronta para CPU é uma fila que lida com trabalhos ou tarefas para eventual agendamento com um processador. O termo é frequentemente usado em configurações de virtualização, onde os profissionais de TI tentam determinar se os recursos foram bem alocados e se os diferentes componentes do sistema podem funcionar com eficiência.
Definirtec explica CPU Ready Queue
A chave na virtualização de hardware é que engenheiros ou administradores atribuem recursos de processamento de CPU a cada máquina virtual (VM). Isso envolve inerentemente o compartilhamento do poder de processamento, que assume a forma de várias tarefas em várias máquinas, esperando que um agendador atribua a elas tempo de CPU.
O que a fila de CPU pronta faz é ordenar essas transações de uma maneira transparente. Os administradores usam métricas como “CPU pronta” (% RDY) ou marcadores como “% ready /% RDY” para entender quanto tempo leva para as VMs acessarem um processador por meio do provisionamento de uma CPU virtual (vCPU). Existem certos limites para isso que ajudam os observadores a avaliar se devem mudar o sistema. Valores de porcentagem pronta (% pronta) maiores que 5% geralmente indicam problemas com limites de CPU, afinidade de CPU, VMs superdimensionadas, clustering de VM ou alocação inadequada de vCPU. Os profissionais de TI que têm uma visão desses problemas tentam corrigi-los recalibrando o sistema.