Fibra para as instalações (fttp)

Definição – o que significa Fiber To The Premises (FTTP)?

Fibra para as instalações (FTTP) é um meio de distribuição de cabo de fibra óptica que fornece acesso à Internet diretamente a um usuário ou grupos de usuários de um provedor de serviços de Internet (ISP). É um dos vários termos de topologia de entrega de fibra óptica que às vezes são agrupados na categoria geral de “Fibra com x” e abreviados de forma semelhante.

O FTTP é executado em uma velocidade muito mais rápida do que uma Internet via cabo coaxial ou conexão dial-up. Este estilo de entrega de comunicação de fibra óptica é conduzido através do uso de uma rede de distribuição óptica que liga a central telefônica às instalações ocupadas pelo (s) assinante (s).

Definirtec explica Fiber To The Premises (FTTP)

Certas entregas de fibra na categoria “Fibra para o X” trazem apenas uma conexão de fibra para um destino mais geral. Métodos de entrega, como “Fiber To The Node” (FTTN), trazem apenas uma conexão de fibra a um nó compartilhado em um espaço público. Como alternativa, métodos de entrega como FTTP levam um cabo de fibra para uma propriedade individual e um usuário ou família específico.

Outra variação do FTTP inclui “Fiber To The Home” (FTTH), que cria um link entre um único cliente e é implementado por meio de um único cabo de fibra e.

Outras variações específicas de “Fiber To The X” referem-se a se um cabo vai para um espaço de trabalho / entretenimento específico ou para uma unidade de habitação específica em uma propriedade com várias residências. O Google Fiber é um bom exemplo de novos cabos de fibra que são fornecidos diretamente aos clientes. A partir de 2013, o programa está apenas começando, mas causando grande sucesso na indústria de banda larga por sua promessa de mega Internet de alta velocidade para uma variedade de unidades domésticas.