Definição – o que significa fibra escura?
A fibra escura é a fibra óptica não utilizada que foi instalada, mas não está sendo usada atualmente em comunicações de fibra óptica. Como o cabo de fibra ótica transmite informações na forma de pulsos de luz, um cabo “escuro” se refere àquele pelo qual os pulsos de luz não estão sendo transmitidos.
Existem milhares de quilômetros de fibra escura nos Estados Unidos, já que as empresas instalaram sistemas adicionais de fibra óptica. Essas empresas presumem que serão capazes de alugar essas fibras escuras para TV a cabo, telefone ou outras empresas que procuram expandir seu alcance no futuro. As fibras não são controladas nem conectadas à companhia telefônica, mas a companhia telefônica fornece os componentes funcionais necessários.
Os serviços de fibra escura são fornecidos por operadoras de troca locais (LECs) para manter a capacidade de transmissão de fibra óptica entre os locais dos clientes onde a luz para fibras é fornecida pelos clientes.
A fibra escura também é conhecida como fibra não iluminada.
Definirtec explica Dark Fiber
A fibra escura gerenciada é uma forma de divisão de comprimento de onda multiplexada em fibras escuras, onde os sinais piloto são enviados para a fibra pelo provedor de fibra para fins de gerenciamento, usando transponders sintonizados em um comprimento de onda atribuído. O gerenciamento central é preferido para um sistema multiplexado por divisão de comprimento de onda densa. Isso ocorre porque o comprimento de onda bem espaçado pode ser interrompido por sinais que não têm parâmetros rigidamente controlados quando a amplificação é necessária para transmissões de sinal de mais de 100 km.
A fibra escura virtual que usa multiplexação de comprimento de onda permite que os provedores de serviço ofereçam comprimentos de onda individuais onde o acesso a canais ópticos de multiplexação por divisão de comprimento de onda de banda estreita é fornecido em uma rede de fibra multiplexada por divisão de comprimento de onda. A rede é gerenciada no nível físico e não é iluminada pelos provedores de rede. A fibra escura virtual é fornecida usando multiplexação por divisão de largura de banda grossa com espaçamento de até 20 nanômetros, tornando o sistema menos suscetível a interferências.