Ferro grande

Definição – O que significa Big Iron?

Ferro grande é uma gíria comumente usada para descrever um computador muito grande, caro e extremamente rápido. É freqüentemente usado para se referir a computadores superdimensionados, como o supercomputador de Cray ou o mainframe da IBM.

O termo big iron originou-se na década de 1970, quando foram introduzidos computadores menores, conhecidos como minicomputadores. Para descrever computadores maiores em comparação com os pequenos minicomputadores, o termo big iron foi cunhado pelos usuários e pela indústria.

Os grandes computadores de ferro são usados ​​principalmente por grandes empresas para processar grandes quantidades de dados, como transações bancárias. Eles são projetados com considerável memória interna, alta aptidão para armazenamento externo, engenharia interna de alta qualidade, suporte técnico superior, rápido rendimento de entrada / saída e confiabilidade.

Definirtec explica Big Iron

Diz-se que o termo é um derivado do termo “ferro”; quando usado como gíria, este termo se refere a uma arma de fogo. Ferro também é usado para se referir a algo robusto, forte e resistente. O termo ferro grande é freqüentemente aplicado a fazendas de computadores e servidores altamente eficazes que possuem suportes de aço resilientes.

Nas décadas de 1960 e 1970, o mercado de mainframes, ou big iron, era principalmente por meio da IBM e de empresas como General Electric, RCA Corp., Honeywell International Inc., Burroughs Corporation, Control Data Corp., NCR Corp. e UNIVAC. Posteriormente, servidores baseados no design de microcomputadores, ou “terminais burros”, foram desenvolvidos para reduzir custos e criar maior disponibilidade para os usuários. O terminal burro foi eventualmente substituído pelo computador pessoal (PC). Posteriormente, o big iron ficou restrito principalmente a instituições governamentais e financeiras.