Definição – o que significa ferramentas de código aberto?
As ferramentas de código aberto são ferramentas de software disponíveis gratuitamente sem uma licença comercial. Muitos tipos diferentes de ferramentas de código aberto permitem que os desenvolvedores e outros façam certas coisas na programação, mantendo tecnologias ou outros tipos de tarefas de tecnologia.
Definirtec explica ferramentas de código aberto
As ferramentas de código aberto contrastam com as ferramentas licenciadas comercialmente e disponíveis aos usuários mediante o pagamento de uma taxa. Exemplos bem conhecidos de ferramentas de código aberto incluem muitos dos produtos de software da Apache Foundation, como a ferramenta de big data Hadoop e ferramentas relacionadas. A maioria deles está disponível gratuitamente, com o licenciamento realizado por uma comunidade de usuários, em vez de uma empresa lucrar com software.
O movimento do código aberto causou polêmica no mundo da TI por muitos anos. Existem diferentes filosofias em jogo, nas quais os proponentes do código aberto acreditam que as ferramentas e aplicativos de software devem estar disponíveis publicamente. As empresas que ainda licenciam e vendem produtos de software têm interesse em manter esse modelo funcionando. No entanto, em certos casos, o código aberto fez grandes incursões nas comunidades de consumidores.
Um exemplo importante é o navegador Mozilla Firefox, que possui uma participação significativa no uso do consumidor em todo o mundo. Em vez de ser um navegador comprado por uma empresa ou fornecido com o hardware dessa empresa, o Mozilla Firefox é um navegador de download gratuito com seu próprio apelo para a comunidade de usuários. Em geral, as ferramentas de código aberto revelam uma história de desenvolvedores colaborando no design do sistema sem qualquer motivo de lucro.