Definição – o que significa a ferramenta de análise de código-fonte?
Uma ferramenta de análise de código-fonte analisa o código-fonte ou código compilado. Normalmente, esses tipos de recursos procuram falhas de segurança ou problemas no código. Vários fornecedores oferecem ferramentas de análise de código-fonte para mercados de software.
Definirtec explica a ferramenta de análise de código-fonte
A análise do código-fonte, também conhecida como análise estática do código, pode ser feita como parte de uma revisão do código em diferentes fases de teste. As ferramentas do fornecedor fornecem diferentes técnicas e apresentações que podem ajudar os desenvolvedores ou outras pessoas a identificar problemas com o código-fonte.
Por exemplo, uma ferramenta de análise de código-fonte pode apresentar um ambiente visual onde os desenvolvedores podem olhar mais de perto o código para tentar detectar a vulnerabilidade. Os desenvolvedores podem carregar todo o código do projeto em um único aplicativo, onde os formatos avançados revelarão se os elementos do código podem causar problemas de segurança.
As ferramentas de análise de código-fonte normalmente suportam os tipos populares de linguagens de programação envolvidas na codificação de aplicativos de software, incluindo C, C ++ e Java. Os fornecedores criam ferramentas de análise de código-fonte para cumprir os padrões da indústria, como CWE e CERT, e usam princípios como “análise de contaminação”, em que o visualizador pode ser solicitado a seguir o código por meio de processos para ver se ele foi comprometido ou contaminado a qualquer momento. Tudo isso ajuda os desenvolvedores a garantir melhor segurança para seus resultados finais e a proteger a si próprios e a suas empresas de responsabilidades relacionadas a explorações de software ou outros problemas posteriores.