A Corporação Federal de Seguro de Depósitos (FDIC) é uma corporação do governo dos EUA que oferece seguro de depósitos a depositantes em bancos dos EUA. O FDIC foi criado pela Lei Glass-Steagall de 1933 como resposta ao crash do mercado acionário de 1929 e à Grande Depressão resultante. O FDIC assegura depósitos até $250.000 por depositante e por banco.
O FDIC é financiado por prémios pagos pelos bancos membros e não recebe dinheiro dos contribuintes. O FDIC opera como um receptor de bancos falidos e é responsável por proteger o dinheiro dos depositantes. O FDIC também opera o Fundo de Seguro de Depósitos (DIF), que é utilizado para pagar aos depositantes dos bancos falidos.
O FDIC é supervisionado pelo Conselho de Administração, que é composto por cinco membros nomeados pelo Presidente dos Estados Unidos e confirmados pelo Senado dos Estados Unidos. O FDIC está sediado em Washington, D.C. O que é o FDIC em termos simples? O Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) é uma empresa do governo dos Estados Unidos que oferece seguro de depósito aos depositantes em bancos americanos. O FDIC é financiado por prêmios que os bancos e os bancos de poupança pagam pela cobertura do seguro de depósitos e pelos ganhos com investimentos em títulos do Tesouro dos Estados Unidos.
O FDIC foi criado pela Lei Bancária de 1933 em resposta às falhas bancárias da década de 1920. A principal missão do FDIC é manter a estabilidade do sistema bancário dos EUA, segurando os depósitos em bancos e empresas de poupança e identificando, monitorando e tratando os riscos para os fundos de seguro de depósitos.
O FDIC assegura depósitos em bancos e sucursais até $250.000 por depositante e por instituição. O FDIC não assegura investimentos em ações, títulos, fundos mútuos, apólices de seguro de vida, anuidades ou títulos municipais, mesmo que sejam comprados de um banco ou parcimônia.
O FDIC da Corporação Federal de Seguros de Depósitos ainda existe?
A resposta é sim, a Corporação Federal de Seguro de Depósitos (FDIC) ainda existe. O FDIC é uma agência independente do governo dos Estados Unidos que protege os depósitos de fundos em bancos e associações de poupança em caso de falha destes. O FDIC foi criado durante a Grande Depressão, em resposta às falhas bancárias generalizadas que ocorreram nessa altura.
O FDIC não assegura investimentos tais como acções, obrigações ou fundos mútuos, nem seguros de vida, anuidades ou outros tipos de contratos de seguros. O FDIC não segura depósitos em bancos estrangeiros.
O FDIC é financiado por prêmios que os bancos e as associações de poupança pagam para cobertura de seguro de depósitos e por rendimentos de investimentos em títulos do Tesouro dos Estados Unidos.
O que fazer se você tem mais de 250k no banco?
Há algumas coisas que você pode fazer se você tiver mais de 250k no banco:
1. Pode investir em acções, obrigações, ou outros instrumentos financeiros.
2. Você pode colocar parte do seu dinheiro em uma conta poupança de alto rendimento ou em um certificado de depósito (CD).
3. Você pode usar seu dinheiro para pagar dívidas, tais como dívidas de cartão de crédito ou uma hipoteca.
4. Você pode doar para caridade, ou dar dinheiro para amigos ou familiares.
5. Você pode usar seu dinheiro para comprar itens que você quer ou precisa.
6. Você pode guardar o seu dinheiro para um dia chuvoso, ou para objectivos futuros, como a reforma.
Não importa o que você faça com o seu dinheiro, é importante lembrar de diversificar os seus investimentos e não colocar todos os seus ovos no mesmo cesto.
Como faço para apresentar uma reclamação ao FDIC?
Quando um banco falha, o FDIC torna-se o receptor do banco e é responsável por proteger os depositantes. O FDIC não assegura investimentos, tais como ações, títulos e fundos mútuos.
O FDIC tem um website, fdic.gov, que tem muitas informações sobre o que fazer se o seu banco falhar. O que se segue é retirado desse website:
“Se o seu banco falhar, o FDIC irá enviar-lhe um aviso (por correio ou e-mail) informando-o das medidas que precisa de tomar para aceder ao seu dinheiro. O aviso também lhe fornecerá informações sobre como apresentar uma reclamação por qualquer depósito não segurado.
“Você precisará fornecer ao FDIC algumas informações básicas, tais como seu nome, endereço e número do Seguro Social. Você também precisará fornecer prova de seus depósitos, tais como extratos bancários ou caderneta. O FDIC utilizará esta informação para determinar quanto dinheiro você tem direito a receber.
“O FDIC irá enviar-lhe um cheque para os seus depósitos segurados, ou irá providenciar para que os seus depósitos bancários sejam transferidos para outro banco. Se os seus depósitos forem transferidos para outro banco, você não precisará fazer nada; o processo acontecerá automaticamente.
“Se tiver alguma dúvida, pode contactar o FDIC pelo telefone 1-877-275-3342 ou por e-mail para [email protected]”.