O FDISK é um utilitário de linha de comando no Microsoft Windows que é usado para criar, excluir e formatar partições em discos rígidos. O utilitário pode ser usado para criar partições primárias, estendidas e lógicas. Ele também pode ser usado para excluir partições e formatar partições com os sistemas de arquivos FAT, FAT32 ou NTFS. Devo usar o fdisk ou o GDisk? Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, pois depende das suas necessidades e preferências específicas. Se você está confortável usando o fdisk, então ele é provavelmente a melhor ferramenta para você. Entretanto, se você preferir usar o GDisk, então provavelmente é a melhor opção para você. Em última análise, cabe a você decidir qual é a melhor ferramenta para seus propósitos.
O fdisk é depreciado?
Não, o fdisk não é depreciado. Ele é um utilitário experimentado e verdadeiro para gerenciar partições de disco em sistemas Linux e ainda é amplamente utilizado hoje. Existem outras novas ferramentas disponíveis para o gerenciamento de partições de disco, mas o fdisk continua sendo uma escolha popular.
O que substituiu o fdisk?
No mundo Linux, o substituto mais comum para o fdisk é o parted. Parted é um utilitário de linha de comando para o gerenciamento de partições. Ele pode ser usado para criar, redimensionar, apagar e mover partições. Ele também pode ser usado para definir a bandeira de inicialização em uma partição.
Parted está incluído na maioria das distribuições Linux. Para instalá-lo em Debian ou Ubuntu, use o seguinte comando:
sudo apt-get install parted
Para usar parted, abra um terminal e digite o seguinte comando:
sudo parted
Isto irá abrir a shell interactiva parted. A partir daqui, você pode digitar help para ver uma lista de comandos.
Para criar uma nova partição, use o comando mkpart. Por exemplo, para criar uma nova partição que tenha 1 GB de tamanho e comece no início do disco, você usaria o seguinte comando:
(particionado) mkpart
Tipo de partição? [ext2]?
Tipo de sistema de ficheiros? [ext2]?
Começa? [0MB]?
Fim? [1GB]?
A nova partição será criada e você será devolvido ao prompt de separação.
Para ver as partições no disco, use o comando print:
(dividido) imprimir
Modelo: VMware Disco virtual (scsi)
Disco /dev/sda: 8589MB
Tamanho do sector (lógico/físico): 512 O que é um scan de disco? Uma varredura de disco é um processo de examinar todas as faixas em uma superfície de disco a fim de encontrar um pedaço de dado específico. O processo pode ser manual ou automático. Como posso ver todas as unidades no CMD? Para ver todos os drives no CMD, você precisará usar o comando “dir”. Isto irá mostrar-lhe uma lista de todos os drives que estão actualmente montados.