Definição – o que significa falta de energia?
Uma queda de energia é um estado de perda de energia elétrica de curto ou longo prazo em uma determinada área ou seção de uma rede elétrica. Isso pode afetar uma única casa, edifício ou uma cidade inteira, dependendo da extensão do dano ou da causa da interrupção.
Uma queda de energia também é conhecida como falha de energia, blackout ou simplesmente blackout.
Definirtec explica queda de energia
As falhas de energia em uma rede elétrica podem ser causadas por diversos fatores, mas os mais comuns costumam ser falhas nas linhas de transmissão e nas próprias estações de distribuição. Só muito raramente as próprias usinas de energia apresentam falhas, uma vez que esses sistemas são construídos para resistir a pequenos desastres e têm vários recursos de backup que são ativados quando o sistema principal fica offline por algum motivo.
Instalações menores de distribuição de energia têm menos (ou nenhum) sistemas de backup porque são mais baratos e mais simples de reparar. No entanto, a causa número um dos cortes de energia são as próprias linhas de energia, uma vez que são os elementos mais vulneráveis e menos protegidos em uma rede elétrica, especialmente em áreas onde não é possível escondê-los no subsolo, como entre grandes extensões de terrenos desabitados ou áreas rurais sem grandes sistemas de esgoto.
Tipos de queda de energia:
- Brownout – Este é simplesmente um fenômeno em que a voltagem no sistema cai e é caracterizado pelo escurecimento das luzes, daí o nome. Isso pode causar desempenho incorreto em equipamentos elétricos.
- Blackout – Perda total de energia em uma área devido a danos na rede elétrica, desde as usinas até as linhas de transmissão. A interrupção pode durar de alguns minutos a um período de tempo indeterminado, dependendo da extensão do dano. Em locais afetados por grandes desastres naturais que destroem completamente o sistema da rede elétrica, pode levar meses para restaurar a energia.