Definição – o que significa falsificação de identificador de chamadas?
A falsificação do ID do chamador é a prática de alterar ou falsificar deliberadamente as informações exibidas nos sistemas de ID do chamador, que são sistemas destinados a identificar a origem de uma chamada telefônica para o destinatário. A prática é usada para muitos propósitos diferentes por uma série de entidades diferentes, como investigadores particulares, compradores secretos ou apenas chamadores de partidas.
Definirtec explica a falsificação de identificador de chamadas
As regras da FCC (Federal Communications Commission) proíbem a falsificação do identificador de chamadas com a intenção de fraudar, causar danos ou obter indevidamente qualquer coisa de valor. Se o dano for causado pela falsificação, o autor do crime poderá ser responsabilizado por pesadas penalidades financeiras. No entanto, a falsificação do identificador de chamadas é legal em certos contextos, como para realizar uma investigação policial.
Existem vários métodos para realizar uma tentativa de spoofing, um dos mais populares é através do VOIP (protocolo de voz sobre internet), que permite aos usuários fazer chamadas pela internet enquanto configuram seu ID de exibição de saída de acordo com suas próprias especificações. Uma motivação muito simples para falsificação de ID de chamador pode ser enganar o destinatário da chamada, fazendo-o pensar que uma chamada está vindo de um local específico, caso em que o código de área desse local pode ser exibido para manipular o destinatário para que acredite nisso.