Definição – o que significa falsa aceitação?
A falsa aceitação é um erro na biometria que faz com que uma pessoa não autorizada seja autenticada. A biometria usa características humanas distintas como um modo de autenticação, como impressões digitais ou voz. A falsa aceitação é o problema de segurança biométrica mais sério, pois permite que usuários não autorizados acessem sistemas confidenciais.
Definirtec explica a falsa aceitação
Por exemplo, suponha que o usuário A possua um laptop, que inicializa usando um mecanismo de impressão digital. O usuário B tenta fazer logon no laptop do usuário A. Se o usuário B for bem-sucedido, é uma falsa aceitação. Na realidade, nenhum sistema biométrico é ideal, então o melhor que os designers podem fazer é minimizar os resultados falsos positivos.
Uma maneira de determinar a precisão de um sistema biométrico é calcular a taxa de falsa aceitação. Um ensaio independente pode ser realizado para testar o sistema, usando pessoas com características físicas diferentes. Para obter uma leitura precisa, muitos participantes precisam estar envolvidos. O reconhecimento facial pode falhar em condições de pouca luz devido à baixa qualidade da imagem. Da mesma forma, os sistemas de reconhecimento de voz podem falhar em um ambiente barulhento. O teste ajuda a determinar as situações em que os falsos positivos podem ocorrer e, assim, minimiza-os.