Definição – o que significa failover?
Failover é a capacidade constante de alternar automática e continuamente para um backup altamente confiável. Isso pode ser operado de maneira redundante ou em modo operacional de espera em caso de falha de um servidor primário, aplicativo, sistema ou outro componente do sistema primário.
O principal objetivo do failover é eliminar, ou pelo menos reduzir, o impacto sobre os usuários quando ocorre uma falha no sistema.
Esse termo também é conhecido como fallover.
Definirtec explica Failover
O failover de um servidor usa um cabo de pulsação conectando dois servidores. Enquanto o pulso ou pulsação continuar entre os dois servidores, o servidor secundário não iniciará suas instâncias. No entanto, qualquer mudança no pulso do servidor primário fará com que o servidor secundário assuma o trabalho do primário e envie uma mensagem ao técnico ou ao datacenter, que será responsável por colocar o servidor primário novamente online. Como alternativa, alguns sistemas simplesmente alertam o técnico ou a equipe do centro, que então inicia manualmente a mudança para o servidor secundário. Isso é chamado de configuração automatizada com aprovação manual.
Em 2005, a tecnologia foi desenvolvida usando redes de área de armazenamento (SAN), permitindo a conectividade entre servidores e sistemas de armazenamento de dados. Isso fornecia vários caminhos, cada um deles usando todos os componentes entre o servidor e o sistema. Múltiplos caminhos e componentes redundantes ajudam a garantir um caminho viável no caso de falha de um componente que cause a falha de qualquer caminho e aumenta a capacidade de failover automático.
A virtualização, que usa uma máquina virtual ou pseudo-máquina com software host para criar um ambiente de computador simulado, permitiu que o failover dependesse menos do hardware físico.