Definição – O que significa o Access Control Facility (ACF2)?
O Access Control Facility 2 (ACF2) é um software de segurança de mainframe distribuído pela Computer Associates. Ele é usado para proteger um mainframe e seus recursos. O software evita a modificação deliberada ou acidental, exclusão, corrupção ou infecção viral de arquivos e dados importantes por meio de extensas medidas de segurança como:
- O controle de acesso
- Requisitos de permissão
- Registro extensivo de atividades
O estado do sistema é monitorado de forma contínua e completa, e qualquer tentativa de acesso é registrada, de forma que ajuda a identificar possíveis intrusos e permite a identificação e análise de mudanças e tendências no uso do sistema.
Definirtec explica a facilidade de controle de acesso (ACF2)
O Access Control Facility foi originalmente desenvolvido por Barry Schrager, Scott Krueger e Eberhard Klemens em 1978 na London Life Insurance com base em London, Ontário. O sistema de controle de acesso discricionário foi desenvolvido para os sistemas operacionais VSE, MVS e VM. Ele foi originalmente desenvolvido como uma resposta ao produto RACF da IBM desenvolvido em 1976 como uma resposta ao projeto SHARE Security and Data Management de 1974.
Os direitos de marketing norte-americanos para o software foram adquiridos pela Cambridge Systems, que então adicionou o “2” ao nome ACF para diferenciá-lo do protótipo e do ACF / VTAM (IBM) da concorrência.
ACF2 tem cinco modos de operação diferentes:
- Modo silencioso – Apenas as regras do conjunto de dados são desativadas.
- Modo de regra – regras de acesso individuais são definidas.
- Modo de registro – o acesso é permitido, mas ainda registrado.
- Modo Abortar – Este é o modo padrão onde o ACF2 bloqueia o acesso, registra e emite mensagens.
- Modo de aviso – o acesso é permitido, mas emite avisos.