Definição – O que significa Fabricante de Equipamento Original (OEM)?
Fabricante de equipamento original (OEM) é o fabricante que primeiro produziu o hardware que é vendido a uma empresa que comercializa o hardware com seu próprio nome. As empresas de informática podem precisar de uma peça ou peças de um produto e, muitas vezes, compram o produto de outro fabricante. A empresa anunciará a peça ou o produto como se fosse seu, mesmo que tenha sido fabricado por outra empresa. Esta é considerada uma ferramenta de marketing perfeitamente legal, pois um contrato de revenda foi assinado pelas empresas envolvidas.
Outro nome para OEM é fabricante contratado.
Definirtec explica fabricante de equipamento original (OEM)
Os OEMs têm a capacidade de produzir hardware a um preço razoável devido à produção em massa. Essa relação também beneficia a empresa que adquire esse hardware, porque não terá que investir tempo de design, mão de obra e outros custos de fabricação para produzi-lo. Por exemplo, suponha que a Toshiba, uma empresa que fabrica unidades ópticas, venda essas unidades para a Apple para seus computadores. A Apple então comercializa as unidades como parte de um produto Apple. A Apple não precisa dar crédito à Toshiba por ter produzido as unidades ópticas incluindo o nome Toshiba em campanhas de marketing da Apple ou incluindo-o nos pacotes de computadores da Apple. Dito isso, nunca é demais mencionar um gigante OEM como a Toshiba.
Os OEMs estão bem cientes de que a empresa compradora está agregando valor aos seus produtos de hardware originais quando eles são revendidos. Dessa forma, as empresas compradoras podem terceirizar parte do desenvolvimento de seus produtos.
A origem do termo OEM pode derivar da frase holandesa onder eigen merk. Traduzido para o inglês, significa marca própria.