Definição – O que significa Multipurpose Internet Mail Extensions (MIME)?
Multipurpose Internet Mail Extensions (MIME) é um padrão da Internet que ajuda a ampliar os recursos limitados do e-mail, permitindo a inserção de imagens, sons e texto em uma mensagem. Foi proposto pela Bell Communications em 1991, e a especificação foi originalmente definida em junho de 1992 para RFCs 1341 e 1342.
Definirtec explica as Extensões Multifuncionais de Correio da Internet (MIME)
O MIME foi projetado para estender o formato do e-mail para suportar caracteres não ASCII, anexos em formato diferente de texto e corpos de mensagens que contêm várias partes. MIME descreve o tipo de conteúdo da mensagem e o tipo de codificação usado com a ajuda de cabeçalhos. Todos os emails redigidos manualmente e automatizados são transmitidos por SMTP em formato MIME. A associação do e-mail da Internet com os padrões SMTP e MIME é tal que os e-mails às vezes são chamados de e-mail SMTP / MIME. O padrão MIME define os tipos de conteúdo que são de importância primordial em protocolos de comunicação como HTTP para a World Wide Web. Os dados são transmitidos na forma de mensagens de e-mail por meio de HTTP, embora os dados não sejam um e-mail.
Os recursos oferecidos pelo MIME para serviços de e-mail são os seguintes:
- Suporte para vários anexos em uma única mensagem
- Suporte para caracteres não ASCII
- Suporte para layouts, fontes e cores que são categorizados como rich text.
- Suporte para anexos que podem conter executáveis, arquivos de áudio, imagens e vídeo, etc.
- Suporte para comprimento de mensagem ilimitado.
MIME é extensível porque define um método para registrar novos tipos de conteúdo e outros valores de atributo MIME. O formato do corpo de uma mensagem é descrito por MIME usando diretivas de cabeçalho especiais. Isso é feito para que o e-mail possa ser representado corretamente pelo cliente.
- Versão MIME: A presença da Versão MIME geralmente indica se a mensagem está formatada em MIME. O valor do cabeçalho é 1.0 e é mostrado como Versão MIME: 1.0. A ideia por trás disso era criar versões mais avançadas de MIME como 2.0 e assim por diante.
- Tipo de conteúdo: descreve o tipo de mídia da Internet dos dados e o subtipo. Pode consistir em um parâmetro ‘charset’ separado por um ponto e vírgula especificando o conjunto de caracteres a ser usado. Por exemplo: Content-Type: Text / Plain.
- Content-Transfer-Encoding: especifica a codificação usada no corpo da mensagem.
- Descrição do conteúdo: fornece informações adicionais sobre o conteúdo da mensagem.
- Content-Disposition: Define o nome do arquivo e as configurações do anexo e usa o atributo ‘nome do arquivo’.