Definição – o que significa Cloud Sprawl?
A expansão da nuvem é a proliferação descontrolada das instâncias de nuvem de uma organização ou presença na nuvem. Acontece quando uma organização controla, monitora e gerencia inadequadamente suas diferentes instâncias de nuvem, resultando em várias instâncias de nuvem individuais que podem ser esquecidas, mas continuam a usar recursos ou incorrer em custos, já que a maioria das organizações paga por serviços de nuvem pública.
Definirtec explica Cloud Sprawl
Cloud sprawl é muito parecido com VM sprawl ou server sprawl; há uma superabundância de diferentes soluções em uso, tornando-se rapidamente incontroláveis. Por exemplo, um desenvolvedor pode testar uma parte de um sistema que está desenvolvendo na AWS, criando uma rede virtual inteira, e depois esquecer de excluir as instâncias. Ele então volta no dia seguinte para criar outra instância para um novo conjunto de testes. Agora, existem duas instâncias em execução, enquanto a primeira foi esquecida. Sem visibilidade e controle adequados, isso pode sair do controle rapidamente, especialmente com várias pessoas fazendo a mesma coisa, o que leva à expansão das nuvens. Isso é ainda pior se houver vários fornecedores envolvidos ou mesmo apenas com diferentes ofertas de nuvem do mesmo fornecedor.
A expansão da nuvem pode ser um pesadelo para os administradores de TI porque, no final do dia, são eles que precisam reunir todas as instâncias de nuvem soltas e controlá-las, sem mencionar os custos consideráveis para a organização se não forem controlados com rapidez suficiente .