Definição – O que significa Metropolitan Ethernet (Metro Ethernet)?
Metropolitan Ethernet (Metro Ethernet) refere-se ao uso de tecnologia de operadora Ethernet em redes metropolitanas. Corporações, instituições acadêmicas e agências governamentais em grandes cidades usam Metro Ethernet para conectar campi filiais e escritórios à Internet. Em outras palavras, Metro Ethernet conecta redes locais de negócios (LAN) e usuários finais a redes amplas (WAN) ou à Internet.
Definirtec explica Metropolitan Ethernet (Metro Ethernet)
Metro Ethernet é um conjunto de provedores de serviços de switches ou roteadores de camada 2 ou 3 conectados por meio de fibra óptica. A topologia pode ser um anel, cubo e estrela ou malha total ou parcial.
Metro Ethernet pode ser usado como Ethernet pura sobre hierarquia digital síncrona (SDH), Ethernet sobre comutação de etiqueta multiprotocolo (MPLS) ou Ethernet sobre multiplexação por divisão de comprimento de onda densa (DWDM). As implantações de Ethernet pura são menos caras, mas também menos escalonáveis e confiáveis. Portanto, eles também estão limitados à implantação em pequena escala e experimental. As implantações baseadas em SDH são úteis quando há uma infraestrutura SDH estabelecida que é usada por grandes provedores de serviços.
A viabilidade do Metro Ethernet cresceu no final da década de 1990 devido a novos desenvolvimentos tecnológicos que permitiram o encapsulamento de tráfego transparente por meio de LANs virtuais como circuitos ponto a ponto ou multiponto a multiponto.
Metro Ethernet é amplamente usado para implantações em pequena escala com menos de algumas centenas de clientes.