Definição – O que significa Ethernet de par trançado?
Ethernet de par trançado é uma rede de computadores Ethernet que usa pares trançados de fios de cobre isolados para a camada física da rede, que é combinada com a camada de enlace de dados.
Os fios do cabo de par trançado são enroscados um no outro para diminuir a obstrução de outros pares trançados no cabo. Os dois fios trançados ajudam a diminuir a diafonia que pode interromper os sinais e reduzir a indução eletromagnética, que produz voltagem através de um condutor que se transfere através de um campo magnético.
Normalmente, o par trançado tem menos largura de banda do que outros padrões Ethernet, como fibra óptica e cabo coaxial.
Ethernet de par trançado também pode ser conhecida como Ethernet sobre par trançado.
Definirtec explica Ethernet de par trançado
Ethernet é um padrão para conectar computadores a uma rede local (LAN). O par trançado é o cabo LAN mais econômico e é freqüentemente usado por redes de telefonia mais antigas, embora muitas redes tenham fiação de par trançado em algum lugar da rede.
Atualmente, dois dos tipos mais comuns de Ethernet de par trançado são:
- Fast Ethernet ou 100BASE-TX com velocidade de transmissão de 100 Mbps
- Gigabit Ethernet (1000BASE-T) rodando a 1 Gbps
Tanto o 100BASE-TX quanto o 1000BASE-T usam um conector 8P8C padrão que possui um plugue macho e um plugue fêmea, cada um dos quais com oito canais condutores espaçados uniformemente. Comparado ao 10BASE-T, o 100BASE-TX e o 1000BASE-T são muito mais eficientes.
A maioria dos padrões Ethernet de par trançado pode ser conectada diretamente alinhando os pinos. Outras Ethernets de par trançado são conectadas usando o método cruzado, que une o receptor ao transmissor e o transmissor ao receptor. Tanto o 100BASE-TX quanto o 1000BASE-T são projetados para usar pelo menos um cabo Categoria 5 com um comprimento máximo de cabo de 100 metros. As conexões mais recentes usam uma Categoria 5e.