Definição – O que significa Carrier Ethernet?
Carrier Ethernet é uma versão da Ethernet. É supervisionado pelo Metro Ethernet Forum (MEF), que tem uma definição oficial para a tecnologia. O MEF define Carrier Ethernet como: “um serviço e rede de classe de operadora ubíquo, padronizado e definido por cinco atributos que distinguem Carrier Ethernet de Ethernet baseada em LAN familiar”.
Os cinco atributos distintivos são:
- Serviços Padronizados
- Escalabilidade
- Confiabilidade
- Qualidade de serviço
- Service Management
Definirtec explica Carrier Ethernet
Você pode pensar na Carrier Ethernet como uma ponte que reconcilia as vantagens da Ethernet com os requisitos dos provedores de serviço.
Os primeiros serviços Ethernet eram baseados em switches Ethernet padrão e nos padrões IEEE 802.1 (a) e (d). Esses serviços tiveram que enfrentar desafios como engenharia de tráfego limitada, falta de escalabilidade, qualidade de serviço limitada e proteção limitada. Essas desvantagens levaram ao desenvolvimento da Carrier Ethernet. Operadoras em todo o mundo usam Ethernet de operadora para oferecer suporte a serviços empresariais Ethernet e serviços residenciais “triple play”.
Existem mais de 30 especificações técnicas que fornecem as definições exatas para Carrier Ethernet. Essas especificações são fornecidas pelo MEF, que trabalha em estreita colaboração com a indústria e outros organismos de normalização. Para que um produto ou serviço reivindique o título de “Carrier Ethernet”, ele deve ser certificado pelo MEF.