Definição – o que Ethernet significa?
Ethernet é um conjunto de tecnologias e sistemas de rede usados em redes locais (LAN), onde os computadores são conectados em um espaço físico primário.
Os sistemas que usam comunicação Ethernet dividem os fluxos de dados em pacotes, que são conhecidos como quadros. Os quadros incluem informações de endereço de origem e destino, bem como mecanismos usados para detectar erros em dados transmitidos e solicitações de retransmissão.
Definirtec explica Ethernet
Gigabit Ethernet (GbE) é uma forma de tecnologia usada em transmissões de quadros Ethernet, onde Gb se refere à taxa de transmissão de dados expressa em unidades de 1,000,000,000 bps. Os dados GbE são transmitidos em unidades agrupadas, o que garante a entrega da maioria dos dados, mesmo quando há atrasos no destino com um frame ou pacote. Portanto, nem todos os dados são retidos enquanto os computadores de transmissão e recepção lutam com pequenos atrasos de dados.
As velocidades de transmissão Ethernet estão constantemente melhorando e evoluindo. Por exemplo, 100BASE-TX e 1000BASE-T fazem referência à camada Ethernet física, que contém cabos de par trançado e conectores modulares de 8 posições de 8 contatos (8P8C) com plugues macho e fêmea. Eles funcionam a 100 Mbps e 1 Gbps, respectivamente. 100BASE-TX também é conhecido como Fast Ethernet, onde os cabos coaxiais mais comuns são substituídos por cabos de par trançado, permitindo transmissões de quadros mais rápidas.
Carrier Ethernet é uma tecnologia de alta largura de banda usada para acesso à Internet e conectividade por LANs governamentais, empresariais e acadêmicas.
Metropolitan Ethernet (Metro Ethernet) é Carrier Ethernet em uma rede de área metropolitana (MAN). Metro Ethernet emprega melhor gerenciamento de largura de banda do que a maioria das redes proprietárias e conecta LANs a WANs em grandes cidades. Metro Ethernet é usado por empresas, entidades governamentais e instituições acadêmicas e pode ser usado para criar intranets, que são redes organizacionais privadas. Os sistemas Metro Ethernet são financiados coletivamente por vários contribuintes para fornecer soluções econômicas e escaláveis.