Definição – o que significa mainframe?
Mainframes são um tipo de computador geralmente conhecido por seu grande tamanho, quantidade de armazenamento, poder de processamento e alto nível de confiabilidade. Eles são usados principalmente por grandes organizações para aplicativos de missão crítica que requerem altos volumes de processamento de dados. Em geral, existem algumas características dos mainframes que são comuns a todos os fornecedores de mainframes: Quase todos os mainframes têm a capacidade de executar (ou hospedar) vários sistemas operacionais. Os mainframes podem adicionar ou fazer hot swap da capacidade do sistema sem interrupção. Os mainframes são projetados para lidar com entrada e saída de alto volume (E / S) e enfatizar a computação de rendimento. Um único mainframe pode substituir dezenas ou até centenas de servidores menores.
Definirtec explica Mainframe
Os mainframes apareceram pela primeira vez no início dos anos 1940. Os fornecedores mais populares incluem IBM, Hitachi e Amdahl. Recentemente, alguns consideraram os mainframes uma tecnologia obsoleta, sem nenhum uso remanescente real. No entanto, hoje, como em todas as décadas desde seu início, os computadores mainframe e o estilo de computação mainframe dominam o cenário da computação empresarial em grande escala. Os computadores mainframe agora desempenham um papel central nas operações diárias de muitas das maiores empresas da Fortune 1000 do mundo. Embora outras formas de computação sejam amplamente utilizadas em várias capacidades de negócios, o mainframe ocupa um lugar cobiçado no ambiente de e-business atual. Em bancos, finanças, saúde, seguros, serviços públicos, governo e uma série de outras empresas públicas e privadas, o computador mainframe continua a formar a base dos negócios modernos.
A principal diferença entre mainframes e supercomputadores é seu domínio de aplicativo típico – os mainframes se destacam na computação de volume confiável em domínios que requerem operações inteiras (por exemplo, financeiro, indexação, comparações, etc). Os supercomputadores são projetados para se destacarem em sua capacidade de realizar operações de ponto flutuante – adição, subtração e multiplicação com dígitos de precisão suficientes para modelar fenômenos contínuos, como o clima. Apesar da mudança contínua na TI, os computadores mainframe são considerados por muitos como os mais estáveis, seguros e compatíveis de todas as plataformas de computação. Os modelos mais recentes podem lidar com as cargas de trabalho do cliente mais avançadas e exigentes, mas continuam a executar aplicativos que foram escritos em décadas anteriores. Para aqueles que pensam que o ‘ferro grande’ não adianta mais, eles ficariam realmente surpresos. A verdade é que todos nós somos usuários de mainframe de uma forma ou de outra.