Estrutura do departamento de arquitetura de defesa (dodaf)

Definição – O que significa a Estrutura de Arquitetura do Departamento de Defesa (DoDAF)?

A Estrutura de Arquitetura do Departamento de Defesa (DoDAF) é uma estrutura personalizada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) usada para criar diferentes arquiteturas empresariais que podem funcionar juntas, pelo menos no nível mais básico. A estrutura define uma abordagem comum para apresentar, descrever e comparar arquiteturas corporativas do DoD. Também promove o uso de terminologia, suposições e princípios comuns para facilitar melhor a integração.

Definirtec explica a Estrutura de Arquitetura do Departamento de Defesa (DoDAF)

A Estrutura de Arquitetura do Departamento de Defesa (DoDAF) é uma base para representar e desenvolver descrições de arquitetura que possuem um denominador comum para compreender, comparar e, especialmente, integrar diferentes arquiteturas em fronteiras organizacionais, conjuntas ou multinacionais. É uma arquitetura que deve ser seguida por todas as agências conjuntas e organizações contratadas que trabalham para o DoD, a fim de facilitar a melhor integração e compatibilidade de recursos, como sistemas de informação empresarial e sistemas de defesa e armas. Todas as aquisições de armas e sistemas de TI do DoD dos EUA devem desenvolver e documentar suas arquiteturas corporativas de acordo com as diretrizes estabelecidas no DoDAF.

O objetivo do DoDAF é definir concretamente os modelos e conceitos que podem ser usados ​​nos processos centrais do DoD:

  • Capacidades Conjuntas e Desenvolvimento de Integração (JCIDS)
  • Planejamento, Programação, Orçamento e Execução (PPBE)
  • Sistema de Aquisição de Defesa (DAS)
  • Engenharia de Sistemas (SE)
  • Planejamento Operacional (OPLAN)
  • Capability Portfolio Management (CPM)

A versão 2.0 do DoDAF tinha os seguintes objetivos específicos:

  • Estabeleça orientação para a criação de conteúdo de arquitetura em função do propósito ou “adequado ao propósito”.
  • Aumentar a eficácia e utilidade das arquiteturas através de um modelo de dados rigoroso para que possam ser analisados, avaliados e eventualmente integrados com mais precisão. Este modelo de dados é denominado DoDAF Meta Model (DM2).

A versão atual no momento da redação deste artigo é 2.02.