Definição – o que significa Energy Star?
Energy Star é um programa de rotulagem iniciado pelo governo, criado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) no início da década de 1990 para reconhecer e promover produtos com eficiência energética.
O programa também foi adotado pela Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Japão e Europa. Dispositivos eletrônicos que carregam o logotipo Energy Star geralmente consomem 20 a 30 por cento menos energia do que o exigido pelos padrões federais.
O logotipo Energy Star é um símbolo de padrão internacional para eficiência energética.
Definirtec explica Energy Star
O programa Energy Star foi iniciado pela EPA dos EUA e pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE) em uma tentativa de reduzir o consumo de energia e a quantidade de emissões de gases de efeito estufa pelas usinas. O programa foi criado por John S. Hoffman, que também inventou os programas verdes da EPA.
O programa Energy Star foi projetado como parte de um grupo de programas como o Sinal Verde e o Programa Metano para mostrar que a redução dos gases de efeito estufa pode ser lucrativa. A etiquetagem Energy Star começou com produtos de computador e impressora. No final de 1995, o rótulo Energy Star foi introduzido para novas residências e sistemas de aquecimento e refrigeração residenciais. O programa Energy Star promoveu o uso de iluminação fluorescente, semáforos LED, sistemas de gerenciamento de equipamentos de escritório e baixo consumo de energia em modo de espera.
As especificações para a rotulagem Energy Star variam com cada item eletrônico e são definidas pela EPA ou pelo Departamento de Energia. O programa Energy Star projetou sistemas de classificação de desempenho energético para muitos tipos de edifícios comerciais, institucionais e de manufatura. As classificações são fornecidas em uma escala de um a 100 como um meio de avaliar a eficiência energética de edifícios específicos em relação ao desempenho energético de edifícios e fábricas semelhantes. A EPA considera as classificações de desempenho energético para determinar se uma planta ou edifício pode se qualificar para receber o reconhecimento Energy Star.