Um estado de espera é um atraso incorporado em um microprocessador para dar tempo para que um evento externo ocorra. O estado de espera é inserido entre a busca de instruções sucessivas da memória. O microprocessador está inativo durante o estado de espera, o que permite tempo para várias operações, tais como acesso aos dados ou atualização.
Num computador, um estado de espera é frequentemente devido a uma operação de entrada/saída (I/O). O processador está à espera que os dados sejam lidos ou escritos em um dispositivo periférico. Neste caso, o processador pode estar em um loop esperando que a transferência de dados seja concluída. O número de estados de espera pode ser variado, dependendo da velocidade da operação de E/S.
Em alguns sistemas, o estado de espera pode ser eliminado através da utilização de um controlador DMA. O controlador DMA trata da transferência de dados entre o processador e o dispositivo de E/S, liberando o processador para realizar outros trabalhos. O que é hold e Hlda no microprocessador? Os sinais HOLD e HLDA são usados para controlar a transferência de dados entre o microprocessador e um dispositivo externo. O sinal HOLD é usado para indicar ao microprocessador que um dispositivo externo está solicitando o controle do barramento. O sinal HLDA é usado para indicar ao microprocessador que foi concedido o controle do barramento a um dispositivo externo.
O que é estado de espera no microprocessador 8086?
O microprocessador 8086 tem um barramento de dados de 16 bits e um barramento de endereços de 20 bits. Isto significa que ele pode endereçar até 1MB de memória. Entretanto, o 8086 só pode acessar um byte de dados de cada vez. Para ler ou escrever uma palavra de 16 bits, o 8086 deve realizar duas operações de byte separadas.
O 8086 tem um pipeline de instruções em quatro etapas. Isto significa que ele pode pegar, decodificar e executar uma instrução enquanto está pegando, decodificando e executando a próxima instrução.
No entanto, existem algumas instruções que levam mais tempo a executar do que um ciclo de relógio. Por exemplo, uma instrução que lê ou grava dados na memória leva pelo menos três ciclos de relógio. O primeiro ciclo de relógio é usado para buscar a instrução, o segundo ciclo de relógio é usado para decodificar a instrução e o terceiro ciclo de relógio é usado para executar a instrução.
Se o 8086 estiver capturando uma instrução que leva mais de um ciclo de relógio para ser executada, ela irá paralisar a tubulação. Isto é chamado de estado de espera. O 8086 continuará a buscar instruções e decodificá-las, mas não executará nenhuma instrução até que a instrução atual tenha terminado de ser executada.
Um estado de espera também pode ocorrer quando o 8086 está tentando acessar dados que não estão atualmente em seu cache. O 8086 primeiro verificará seu cache para ver se os dados estão lá. Se os dados não estiverem no cache, o 8086 irá empatar o pipeline
Quantos estados T estão no ciclo de leitura de memória?
Existem quatro estados T no ciclo de leitura de memória. O primeiro estado T é o estado fetch T, durante o qual o processador vai buscar a instrução à memória. O segundo estado T é o estado T de decodificação, durante o qual o processador decodifica a instrução. O terceiro estado T é o estado T de execução, durante o qual o processador executa a instrução. O quarto estado T é o estado T de leitura, durante o qual o processador lê os dados da memória.
O que está parado no microprocessador? O comando halt é uma instrução do microprocessador que diz ao processador para cessar a execução das instruções. Esta instrução é normalmente usada para fins de depuração, quando é necessário inspecionar o estado do processador ou da memória. O processador permanecerá em estado parado até que seja reiniciado ou até que uma nova instrução seja recebida. Qual dos seguintes aspectos não é a instrução de espera correcta? A declaração de espera correcta é ” WAIT ;”. As outras escolhas não estão corretas.