Estado de espera

Definição – o que significa o estado de espera?

Um estado de espera é uma situação em que o processador do computador sofre um atraso, principalmente ao acessar a memória externa ou um dispositivo que está lento em sua resposta. Portanto, os estados de espera são considerados um desperdício no desempenho do processador. No entanto, os projetos modernos tentam eliminar ou minimizar os estados de espera. Isso inclui caches, pré-busca de instrução e pipelines, multithreading simultâneo e previsão de ramificação. Embora todas essas técnicas não possam eliminar totalmente os estados de espera, elas podem reduzir significativamente o problema ao trabalharem juntas.

Os estados de espera também são usados ​​para reduzir o consumo de energia, permitindo que o processador desacelere e pause se não houver trabalho para a CPU.

Definirtec explica o estado de espera

Quando o processador requer acesso à memória principal, ele começa colocando o endereço da informação solicitada no barramento de endereço. Em seguida, o processador precisa aguardar a resposta, que pode voltar vários ciclos depois. Cada um desses ciclos é gasto em um estado de espera. Os microprocessadores que alimentam os computadores modernos funcionam extremamente rápido. No entanto, o mesmo não pode ser dito da tecnologia de memória, que ainda não atingiu velocidades semelhantes. Um típico AMD Athlon 64 X2 e o Intel Core funcionam a velocidades de vários GHz, o que significa que um ciclo de clock é normalmente menor que um nanossegundo (0.3–0.5 ns). Por outro lado, a memória principal tem latência na faixa de 15-30 ns. Essa incompatibilidade resulta em um estado de espera para o microprocessador, como resultado, reduzindo a velocidade geral da operação.