Definição – O que significa Skeuomorfismo?
Skeuomorfismo se refere a um princípio de design em que as sugestões de design são retiradas do mundo físico. Este termo é mais frequentemente aplicado a interfaces de usuário (UIs), onde grande parte do design tradicionalmente visa lembrar o mundo real – como o uso de imagens de pastas e arquivos para sistemas de arquivamento de computador ou um símbolo de letra para e-mail – provavelmente para tornar os computadores mais familiares aos usuários. No entanto, essa abordagem está sendo cada vez mais criticada por sua falta de engenhosidade e seu fracasso em projetos pioneiros que realmente aproveitem as capacidades superiores de um computador, em vez de forçá-lo a meramente imitar o comportamento de um objeto físico.
O termo skeuomorfismo é derivado das palavras gregas “skeuos”, que significa vaso ou ferramenta, e “morphe”, que significa “forma”.
Definirtec explica Skeuomorphism
O skeuomorfismo é famoso por ser um dos principais princípios de design da Apple e parte de suas Diretrizes de Interface Humana. No entanto, a forma de skeuomorfismo que a Apple defende tem sido amplamente uma forma sutil que sugere algo real, mas não necessariamente tenta replicá-lo. No entanto, em 2011, a Apple foi criticada pelos usuários quando alguns de seus aplicativos iOS adquiriram um sabor decididamente country-western.
No geral, o skeuomorfismo está cada vez mais sob fogo, principalmente porque muitos dos elementos nostálgicos que tenta retratar – como calendários, planejadores do dia, livros de endereços, etc. – são quase inteiramente estranhos para as gerações mais jovens de usuários. Além disso, os críticos do skeuomorfismo apontam para essa dependência de objetos físicos no design como um impedimento para fazer designs mais úteis. Por exemplo, muitos calendários digitais se parecem e se comportam muito como um calendário de parede de papel comum; descartar essa estrutura pode torná-los muito mais intuitivos para os usuários. Em outras palavras, o design pode ser restringido por estar vinculado a objetos físicos, mesmo que os computadores não estejam sujeitos a essas restrições.