Um golpe no Facebook é qualquer tipo de atividade fraudulenta que ocorra no site de rede social Facebook. Os golpistas podem criar perfis falsos para pessoas amigas e depois enviar-lhes mensagens pedindo dinheiro ou informações pessoais. Eles também podem publicar anúncios falsos ou links para sites que contenham vírus ou outro software malicioso. O que um golpista pode fazer com o meu número de telefone? Um golpista pode usar seu número de telefone de várias maneiras para tentar fraudar você ou outras pessoas. Eles podem usá-lo para criar contas falsas, fazer cobranças não autorizadas à sua conta ou até mesmo para tentar roubar a sua identidade. Podem também usá-lo para lhe enviar spam ou mensagens de phishing, ou para tentar enganá-lo e enganá-lo para que revele informações pessoais. Se você receber quaisquer chamadas, textos ou e-mails suspeitos, que alegam ser de uma empresa ou organização, não responda e, em vez disso, denuncie às autoridades competentes.
As pessoas têm contas falsas no Facebook?
Sim, as pessoas têm contas falsas no Facebook. Não é difícil criar uma conta falsa no Facebook, e há várias razões pelas quais alguém pode fazê-lo. Por exemplo, uma pessoa pode criar uma conta falsa para perseguir alguém, para espalhar informações erradas ou para defraudar outras pessoas.
Criar uma conta falsa no Facebook é relativamente fácil. Tudo o que você precisa é um endereço de e-mail, e você pode se inscrever para uma nova conta no Facebook usando um nome e identidade falsos. Também é possível criar uma conta falsa usando a identidade real de outra pessoa, sem o seu conhecimento ou consentimento. Isso é conhecido como “imitação” e é contra os termos de serviço do Facebook.
Há várias maneiras de saber se uma conta no Facebook é falsa. Por exemplo, a conta pode ter poucos amigos, nenhuma foto do perfil, ou pode ser usada apenas para publicar links para sites externos. Se suspeitares que uma conta é falsa, podes denunciá-la ao Facebook. Alguém pode invadir minha conta bancária com o meu número de telefone? Sim, é possível alguém invadir a sua conta bancária com o seu número de telefone. Há algumas maneiras de isso acontecer:
1.
Se perderes o teu telefone ou ele for roubado, alguém pode ligar para o teu banco e fingir ser tu, para ter acesso à tua conta.
2. se o seu número de telefone for “portado” sem a sua permissão (isto pode acontecer se alguém usar fraudulentamente as suas informações pessoais para abrir uma nova conta com uma operadora diferente), o hacker pode então usar esse número de telefone para redefinir a sua senha do banco e obter acesso à sua conta.
3. se você baixar um aplicativo malicioso que contenha malware, o malware pode coletar o seu número de telefone e outras informações pessoais e depois usá-lo para invadir a sua conta bancária.
4. Se você clicar em um link de phishing, você pode ser levado para um site falso que se parece com o site do seu banco. O site falso poderia então recolher o seu número de telefone e outras informações pessoais e usá-lo para invadir a sua conta bancária.
Para se proteger destas ameaças, você nunca deve dar seu número de telefone a alguém que você não conhece e não confia, você nunca deve clicar em links em e-mails ou mensagens de texto de remetentes desconhecidos, e você só deve baixar aplicativos de fontes confiáveis. Você também deve manter o software do seu telefone atualizado e instalar um aplicativo de segurança para ajudar a proteger seu dispositivo contra malware.