Definição – o que significa o esquema do floco de neve?
Na computação, um esquema em floco de neve se refere a um banco de dados multidimensional com tabelas lógicas, onde o diagrama de relacionamento entre entidades é organizado na forma de um floco de neve. Geralmente, é representado por uma tabela de fatos centralizada, vinculada a dimensões múltiplas e diferentes. As tabelas de dimensão são divididas em várias tabelas de dimensão, que geralmente são normalizadas para eliminar a redundância. Por exemplo, uma tabela de produtos é dividida em tabelas de produtos e subprodutos.
Um esquema em floco de neve se assemelha a um esquema em estrela. No entanto, as dimensões de um esquema em estrela são normalizadas, de modo que uma tabela individual representa cada dimensão.
Definirtec explica o esquema do floco de neve
Padrões complexos de floco de neve aparecem quando há dimensões de esquema de floco de neve elaboradas. Para que o esquema tenha a forma de um floco de neve, ele deve consistir em vários níveis de relacionamento e as tabelas filho devem incluir várias tabelas pai. As tabelas de fatos não são afetadas pelo efeito “snowflaking”.
Esquemas em floco de neve são feitos para consultas flexíveis em relações e dimensões mais complicadas. É ideal para relacionamentos um-para-muitos e muitos-para-muitos entre níveis de dimensão e normalmente está associado a data marts e data warehouses dimensionais, nos quais a velocidade de recuperação de dados é mais crítica do que a eficiência de manipulação de dados. Os esquemas em floco de neve são mais comumente usados com ferramentas de consulta avançadas, que criam uma camada de abstração entre usuários e tabelas brutas para cenários que têm várias consultas com especificações elaboradas.
Os benefícios de usar um esquema em floco de neve são os seguintes:
- O principal benefício é a progressão no desempenho da consulta, pois requer armazenamento mínimo em disco e junta tabelas de pesquisa com tamanhos menores
- Oferece melhor flexibilidade para inter-relacionamentos entre componentes e níveis de dimensão
- Fácil de manter, devido à redundância zero
- Melhora o desempenho geral porque as tabelas menores são acopladas
As desvantagens dos esquemas em floco de neve incluem o seguinte:
- As consultas são mais difíceis porque a junção de tabelas adicionais é necessária. Isso torna a compreensão das consultas mais difícil.
- Requer mais tempo de execução da consulta, devido ao uso de mais tabelas