Definição – O que PEEK e POKE significam?
No jargão em torno dos primeiros sistemas de computador da década de 1980, “PEEK e POKE” eram termos comuns para manipular e avaliar o armazenamento de memória. PEEK referia-se a olhar para um endereço de memória específico, enquanto POKE referia-se à alteração desse endereço de memória.
Definirtec explica PEEK e POKE
Os usos mais comuns de PEEK e POKE estão relacionados aos primeiros sistemas de computação, como processadores de oito bits. Aqui, os endereços de memória eram limitados a um determinado intervalo de oito bits (valores de 256). Um usuário pode emitir um comando PEEK para examinar o conteúdo de uma célula de memória específica. POKE efetivamente mudaria esse valor.
Um dos maiores exemplos de PEEK e POKE se aplica à indústria de jogos conforme ela se desenvolveu na década de 1980. Alguns acabaram usando POKEs como ferramentas de trapaça que alterariam algum espaço de memória no jogo para mudar várias condições, como status do jogador, ativos e pontuação. No entanto, sem uma referência direta para um comando POKE, o usuário estaria às cegas. Algumas empresas emitiram vários cheats, mostrando aos jogadores onde alterar um endereço de memória específico.