Definição – o que significa escuta secreta?
A escuta secreta é como um ataque eletrônico em que as comunicações digitais são interceptadas por um indivíduo a quem não se destinam.
Isso é feito de duas maneiras principais: Ouvir diretamente a comunicação de voz digital ou analógica ou a interceptação ou farejamento de dados relacionados a qualquer forma de comunicação.
Definirtec explica espionagem
A escuta secreta é o ato de interceptar comunicações entre dois pontos.
No mundo digital, a escuta clandestina assume a forma de farejar dados no que se chama escuta de rede. Um programa especializado é usado para farejar e gravar pacotes de comunicações de dados de uma rede e, em seguida, ouvir ou ler usando ferramentas criptográficas para análise e descriptografia.
Por exemplo, chamadas de voz sobre IP (VoIP) feitas usando comunicação baseada em IP podem ser captadas e gravadas usando analisadores de protocolo e então convertidas em arquivos de áudio usando outro software especializado.
A detecção de dados é facilmente feita em uma rede local que usa um HUB, pois todas as comunicações são enviadas para todas as portas (os não destinatários simplesmente descartam os dados) e um sniffer simplesmente aceitará todos os dados de entrada.
O mesmo ocorre com as redes sem fio, nas quais os dados são transmitidos, de forma que mesmo os não destinatários possam receber os dados se tiverem as ferramentas adequadas.
A escuta real, ou seja, o simples ato de ouvir outras pessoas falarem sem que elas percebam, pode ser feita usando a tecnologia atual, como microfones e gravadores ocultos.
Hackear dispositivos como telefones IP também é feito para espionar o proprietário do telefone ativando remotamente a função de viva-voz.
Dispositivos com microfones, incluindo laptops e celulares, também podem ser hackeados para ativar remotamente seus microfones e enviar dados discretamente ao invasor.