Definição – o que significa Common Language Specification (CLS)?
O Common Language Specification (CLS) é um conjunto fundamental de recursos de linguagem com suporte pelo Common Language Runtime (CLR) do .NET Framework. CLS faz parte das especificações do .NET Framework. CLS foi projetado para oferecer suporte a construções de linguagem comumente usadas por desenvolvedores e para produzir código verificável, o que permite que todas as linguagens compatíveis com CLS garantam a segurança de tipo de código. CLS inclui recursos comuns a muitas linguagens de programação orientadas a objetos. Ele forma um subconjunto da funcionalidade do sistema de tipo comum (CTS) e tem mais regras do que as definidas no CTS.
Definirtec explica a Common Language Specification (CLS)
CLS define as regras básicas necessárias para qualquer idioma que visa a infraestrutura de idioma comum para interoperar com outros idiomas compatíveis com CLS. Por exemplo, um método com parâmetro do tipo “unsigned int” em um objeto escrito em C # não é compatível com CLS, assim como algumas linguagens, como VB.NET, não oferecem suporte a esse tipo.
CLS representa as diretrizes para o compilador de uma linguagem, que tem como alvo o .NET Framework. O código compatível com CLS é o código exposto e expresso na forma CLS. Mesmo que várias linguagens .NET difiram em suas regras sintáticas, seus compiladores geram as instruções Common Intermediate Language, que são executadas pelo CLR. Conseqüentemente, o CLS permite flexibilidade no uso de tipos não compatíveis na implementação interna de componentes com requisitos compatíveis com CLS. Assim, o CLS atua como uma ferramenta para integrar diferentes linguagens em um guarda-chuva de uma maneira contínua.
Esta definição foi escrita no contexto do .NET