Definição – O que significa Spread Spectrum?
Espalhar espectro é uma técnica usada para transmitir sinais de rádio ou telecomunicações. O termo se refere à prática de espalhar o sinal transmitido para ocupar o espectro de freqüência disponível para transmissão.
As vantagens da expansão do espectro incluem redução de ruído, segurança e resistência a bloqueio e interceptação.
Definirtec explica Spread Spectrum
Uma forma de implementar o espectro de dispersão é através do salto de frequência, uma técnica em que um sinal é transmitido em rajadas curtas, “saltando” entre as frequências em uma sequência pseudo-aleatória. Tanto o dispositivo de transmissão quanto o dispositivo de recepção devem estar cientes da seqüência de frequência.
O salto de frequência foi usado pelos militares alemães já na Primeira Guerra Mundial na tentativa de impedir os britânicos de ouvir as transmissões. A tecnologia de espalhamento espectral teve maior desenvolvimento e implantação durante a Segunda Guerra Mundial.
Provavelmente, o desenvolvedor mais famoso da tecnologia de espalhamento espectral foi a atriz Hedy Lamarr, que co-patenteou uma técnica de salto de frequência em 1942 para evitar que torpedos controlados por rádio fossem detectados e bloqueados.
Hoje, o espalhamento espectral é um componente importante da tecnologia de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), usada em telecomunicações celulares. No CDMA, um código de propagação pseudo-aleatório é usado para propagar o sinal dentro da largura de banda disponível.