Definição – o que significa ocultar informações?
A ocultação de informações para programadores é executada para evitar alterações no design do sistema. Se as decisões de design estiverem ocultas, determinados códigos de programa não podem ser modificados ou alterados. A ocultação de informações geralmente é feita para código alterável internamente, que às vezes é especialmente projetado para não ser exposto. Esses dados armazenados e derivados não são expostos, de maneira geral. A resiliência às mudanças de classes e a facilidade de uso dos objetos clientes são dois subprodutos dos dados ocultos.
Definirtec explica ocultação de informações
Em 1972, David Parnas introduziu a ideia de esconder informações. Ele acreditava que os sistemas de design críticos deveriam ser ocultados dos clientes e usuários front-end. Ele definiu a ocultação de informações como uma forma pela qual os clientes poderiam ser protegidos do funcionamento do programa interno.
Por exemplo, um cálculo que produz um determinado resultado pode ser ocultado. Ele segue um modelo de funcionalidade que pode ser descrito como um tipo de ocultação de informações.
Uma vantagem da ocultação de informações é gerar flexibilidade, como permitir que um programador modifique um programa mais prontamente. Isso também pode ser feito colocando o código-fonte em módulos para fácil acesso no futuro, conforme o programa se desenvolve e evolui.