Definição – o que significa escalabilidade vertical?
Escalabilidade vertical é a adição de recursos a um único nó do sistema, como um único computador ou estação de rede, que geralmente resulta em CPUs ou memória adicionais. A escalabilidade vertical fornece mais recursos compartilhados para o sistema operacional e aplicativos.
A escalabilidade vertical também pode ser referida como aumento de escala.
Definirtec explica escalabilidade vertical
Por outro lado, escalabilidade horizontal (dimensionamento) refere-se à adição de mais nós a um sistema, como adicionar estações de trabalho de computador a uma rede, o que pode resultar na adição de vários computadores para realizar mais trabalho em menos tempo. Isso permite que o sistema funcione como uma única unidade lógica, aumentando a eficiência.
Cada modelo tem vantagens e desvantagens. Na escalabilidade horizontal, adicionar mais nós aumenta a complexidade da rede ou do sistema, o gerenciamento, o modelo de programação, o rendimento e a latência entre os nós. Também pode produzir problemas de aplicativo de software que inibem o rendimento do trabalho, possivelmente prejudicando a eficiência geral do sistema. No passado, a escalabilidade horizontal era considerada mais econômica quando os aplicativos executados em muitos nós funcionavam bem juntos.
No entanto, com o uso recente de tecnologia de virtualização e hipervisores (um computador host executando vários sistemas operacionais, também conhecidos como convidados), a eficiência de um único nó aumentou significativamente por meio da escalabilidade vertical. Assim, tendo em vista o declínio da escalabilidade horizontal, ambos os modelos devem ser considerados e revisados.