Definição – o que significa escala vertical?
O termo “escala vertical”, conforme geralmente aplicado em TI, refere-se à acumulação de recursos, em contraste com o termo “escala horizontal”, que envolve a construção. Esses dois tipos diferentes de dimensionamento funcionam de maneira diferente com base nos recursos de hardware e software envolvidos.
Definirtec explica dimensionamento vertical
Uma das maneiras mais básicas de pensar sobre o dimensionamento vertical é que os gerentes estão adicionando capacidade ou potência extra a um único componente. Instalar mais memória ou capacidade de processamento em um único computador seria um exemplo prático de escala vertical. Por outro lado, com a escala horizontal, os gerentes estariam simplesmente conectando vários componentes para colaborar, por exemplo, conectando muitos computadores em rede para compartilhar seus recursos.
Em alguns dos tipos mais avançados de armazenamento de dados e outras tecnologias, o dimensionamento horizontal tornou-se popular, em parte devido à abordagem de combinação que pode ser usada com peças de hardware bastante genéricas. Pode ser muito mais fácil simplesmente continuar adicionando componentes do que tentar gerenciar a capacidade de um único componente. Por exemplo, em sofisticados sistemas de arquivos distribuídos (DFS), os especialistas relatam que os gerentes de TI costumam usar um grande número de unidades de servidor genéricas ou de baixo custo ou outras peças de hardware, juntando pacotes de software complicados que permitem que essas peças de hardware funcionem perfeitamente juntas. No entanto, a escala vertical pode ser uma solução eficaz para alguns tipos de atualizações de TI.