Escala horizontal

Definição – o que significa escala horizontal?

Escala horizontal é um termo usado em muitos tipos diferentes de configurações de TI. O significado básico da escala horizontal é que os sistemas são “construídos” usando componentes adicionais. Em contraste, o termo “escala vertical” significa que capacidade e recursos extras são adicionados a um único componente.

Definirtec explica o dimensionamento horizontal

Um exemplo comum de ambos os tipos de escalabilidade envolve um servidor de hardware. Suponha que a demanda da rede signifique que um servidor tenha que lidar com um número significativamente maior de transferências de dados. Os gerentes de TI podem adicionar capacidade de processamento ou memória a um único servidor para aumentar sua capacidade ou podem vinculá-lo a outros servidores. A primeira abordagem ilustra a escala vertical, enquanto a última ilustra a escala horizontal.

A escala horizontal costuma ser um princípio atraente em TI. Alguns especialistas observam que o dimensionamento horizontal é frequentemente recomendado na computação em nuvem, onde os gerentes são ensinados a construir sistemas introduzindo hardware extra. Um dos benefícios do dimensionamento horizontal é que os profissionais de TI também podem usar essas outras peças de hardware para fornecer armazenamento redundante de dados. O armazenamento de dados redundantes diminui as chances de que uma falha parcial do sistema desligue todo o sistema ou comprometa as operações. Esse é apenas um dos motivos pelos quais o dimensionamento horizontal é tão popular em muitos tipos diferentes de estratégias de TI. Outro motivo é que os gerentes de TI podem criar sistemas poderosos simplesmente conectando em rede componentes de hardware genéricos de baixo custo e adicionando-os a um sistema conforme necessário.