Um dispositivo eletrônico inteligente (IED) é um dispositivo que é usado para fazer a interface entre os dispositivos eletrônicos e o mundo físico. Os IEDs são utilizados em uma variedade de aplicações, incluindo automação industrial, controle de processos e eletrônica de consumo. Os IEDs normalmente contêm um microprocessador, memória e circuito de entrada/saída (I/O). Os equipamentos podem ser usados para controlar uma variedade de dispositivos, incluindo motores, bombas, válvulas e sensores. Os IEDs também podem ser usados para monitorar e coletar dados de dispositivos, tais como sensores de temperatura e medidores de vazão. Onde é utilizada a UTR? RTU (Remote Terminal Unit) é um dispositivo que é usado para fazer interface entre os dispositivos de campo (sensores, atuadores, etc.) e o sistema de controle. As UTRs são utilizadas numa grande variedade de indústrias, incluindo petróleo e gás, água e águas residuais, geração de energia e fabricação.
O que você quer dizer com dispositivo eletrônico inteligente?
Um dispositivo eletrônico inteligente (IED) é um tipo de dispositivo eletrônico que é capaz de realizar algum tipo de função inteligente ou de tomada de decisões. Isto pode ser algo tão simples como um dispositivo capaz de acender automaticamente uma luz quando alguém entra numa sala, ou pode ser algo tão complexo como um dispositivo capaz de tomar decisões com base em dados que tenha recolhido. RTU e IED são o mesmo? Não, RTU e IED não são a mesma coisa. A RTU (Remote Terminal Unit) é um dispositivo que monitora e controla equipamentos remotos, enquanto o IED (Intelligent Electronic Device) é um dispositivo que monitora e controla sistemas de energia elétrica.
O que é IED no sistema SCADA?
Os Sistemas de Controle Industrial (ICS), como os Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA), Sistemas de Controle Distribuído (DCS) e Controladores Lógicos Programáveis (PLCs), são utilizados para monitorar e controlar processos físicos em ambientes industriais. Estes processos podem incluir desde o fluxo de água em uma tubulação até a produção de bens manufaturados em uma fábrica.
Nos últimos anos, tem havido um aumento no número de ataques contra ICS, com muitos destes ataques visando sistemas SCADA. Um tipo de ataque que tem sido particularmente eficaz contra os sistemas SCADA é o Cyber Emergency Response Team (ICS-CERT) de Sistemas de Controle Industrial, que denominou “Integrated Control System Exploit” ou “ICS Exploit” para abreviar.
Um “ICS Exploit” é um tipo de ataque que tira partido das fraquezas da forma como um ICS é concebido, implementado ou operado de modo a obter acesso não autorizado ao sistema ou controlo do mesmo. Em muitos casos, um ICS Exploit permitirá que um atacante controle remotamente o processo industrial que o ICS é responsável pelo gerenciamento.
Um dos exemplos mais conhecidos de um ICS Exploit é o worm Stuxnet, que foi usado para atacar a instalação nuclear iraniana em Natanz, em 2010. A Stuxnet aproveitou uma série de vulnerabilidades no sistema SIMATIC WinCC SCADA da Siemens para obter acesso à centrífuga de enriquecimento de urânio da instalação de Natanz
O que significa IED em texto?
No planejamento de recursos empresariais (ERP), os dados de engenharia de informação (IED) são um tipo de dados que são usados para suportar o processo de engenharia de informação. O IED inclui dados sobre a estrutura e conteúdo dos dados, assim como metadados sobre os dados.