Definição – O que significa Equalizador Gráfico?
Um equalizador gráfico é uma interface de usuário de alto nível que permite aos usuários controlar os níveis de ganho de um sinal de áudio com a ajuda de controles gráficos. Ele pode ser incluído como parte de um dispositivo eletrônico do consumidor ou um programa de computador. Os controladores gráficos e controles deslizantes permitem que o usuário controle a intensidade e corrija a resposta de frequência dentro de uma banda de áudio específica.
Definirtec explica Graphic Equalizer
Equalizadores gráficos são o tipo mais simples de equalizadores que consistem em vários controles deslizantes e gráficos que podem ser usados para alterar e controlar a resposta de frequência de um sistema de áudio. Eles podem ser usados para aumentar ou cortar bandas de frequências de um sinal de som e ajudar os usuários a moldar a saída de áudio e fazer o melhor uso da biblioteca de música digital e configuração de alto-falantes de sistemas de áudio específicos.
Um equalizador gráfico funciona como uma série de filtros. O sinal de entrada passa por cada filtro de uma determinada frequência e, alterando as posições do controle deslizante, os componentes de frequência do sinal podem ser aumentados ou cortados. A posição vertical de cada controle deslizante denota o ganho aplicado na banda de frequência. Assim, os botões parecem um gráfico que representa a resposta do equalizador em relação à sua frequência.
O número de controles em um equalizador gráfico depende do número de frequências fixas nas quais ele foi projetado para funcionar, e o número de canais de frequência do equalizador depende do uso pretendido. Um equalizador gráfico de cinco bandas típico tem controles deslizantes para cinco bandas de frequência fixas, a saber:
- Graves graves (30 Hz)
- Graves médios (100 Hz)
- Midrange (1 kHz)
- Médio superior (10 kHz)
- Agudos (20 kHz)
Cada controle ou controle deslizante atua como um filtro e permite que você varie a faixa de frequência que passa pelos alto-falantes. Também ajuda a melhorar os detalhes de áudio, aumentando as altas frequências e reduzindo distorções e ruídos no sinal de áudio de saída. Também é útil para ajustar os sistemas de som para se ajustar às diferentes propriedades acústicas de diferentes salas.
Os equalizadores gráficos são mais fáceis de usar do que os equalizadores paramétricos, pois implementam os filtros de maneira amigável. No entanto, os equalizadores gráficos são menos flexíveis em comparação com os equalizadores paramétricos.