Definição – O que significa Intelligent Input / Ouput (I2O)?
A entrada / saída inteligente (I2O) era uma especificação de entrada / saída (I / O) projetada para usar um microprocessador Intel i960 como mecanismo de descarregamento de I / O. Ele foi criado pela Intel Corporation em meados da década de 1990 para otimizar e acelerar as operações de E / S em servidores. O I2O também tinha como objetivo eliminar a necessidade de drivers diferentes para cada sistema operacional, placa de rede e placa de interface de sistema de pequeno computador (SCSI).
Devido a vários problemas, incluindo despesas elevadas e falta de eficiência, o I2O foi descontinuado em outubro de 2000.
Definirtec explica Intelligent Input / Ouput (I2O)
O I2O era usado principalmente em pequenos sistemas que incorporavam os recursos dos canais de mainframe. Um canal de mainframe é capaz de transmitir várias centenas de transações de dados simultaneamente. O aumento da velocidade de transferência de dados foi obtido pelo uso de um chip Intel i960 na placa-mãe do servidor. O chip foi capaz de gerenciar uma grande parte do processamento de E / S, que geralmente seria controlado pela CPU ou pelo subsistema de E / S.
O I2O foi projetado principalmente para aliviar o sistema operacional host, reduzindo as interrupções de vários aplicativos, como vídeo, processamento cliente-servidor e groupware. Suportava sistemas em cluster, processadores únicos e multiprocessadores.
I2O usou o módulo de dispositivo de hardware (HDM) para gerenciamento e o módulo de serviços do sistema operacional (OSM) para fazer a interface com o sistema operacional host. O HDM e o OSM se comunicavam usando um protocolo de passagem de mensagens de duas camadas. Os dois módulos suportavam vários processadores, sistemas de SO e barramentos. A comunicação era feita pela camada de mensagem, que transmitia os dados nas sessões, enquanto a camada de transporte definia como os dados eram compartilhados.
I2O teve várias complicações e foi encerrado em 2000.