Definição – o que significa engenheiro de software?
Um engenheiro de software é um profissional de TI que desenvolve os conceitos fundamentais que existem no ciclo de vida do software. O software deve passar por um ciclo de fases repetidas (como muitos outros produtos ou serviços) antes de ser finalizado e colocado no mercado. A engenharia de software é a aplicação de uma abordagem quantificável e sistemática ao projeto, criação, desenvolvimento e manutenção de software. O processo de engenharia de software envolve o conjunto estruturado de atividades necessárias ao desenvolvimento de um sistema de software, como projeto, especificação, evolução e validação.
À medida que mais sistemas e processos se tornam orientados ou controlados por software, o aspecto de engenharia desses sistemas desempenha um grande papel no orçamento, tempo, operação e desempenho de uma organização. Mesmo as economias de muitas nações desenvolvidas e avançadas tornaram-se dependentes de software. Os métodos, teorias e ferramentas usadas durante este desenvolvimento são a base da engenharia de software.
Definirtec explica engenheiro de software
Devido aos constantes avanços feitos na tecnologia, é necessário avançar e manter a compatibilidade do software. Os engenheiros de software desempenham um papel fundamental nisso, fazendo os ajustes necessários nos sistemas e processos de software com base nas necessidades dos usuários. Os engenheiros de software projetam, criam, mantêm e testam alterações ou atualizações de software.
Muitos engenheiros de software expandem seus conhecimentos acompanhando as tendências mais recentes e concluindo os mais recentes testes ou cursos de certificação de engenharia de software. Algumas das certificações comuns incluem:
- Engenheiro de Software Certificado (CSE)
- Engenheiro de Qualidade de Software Certificado (CSQE)
- Certified Software Development Associate (CSDA)
- Profissional de Desenvolvimento de Software Certificado (CSDP)
- Profissional Certificado de Ciclo de Vida de Software Seguro (CSSLP)