Engenharia de software auxiliada por computador (caso)

Definição – O que significa Engenharia de Software Auxiliada por Computador (CASE)?

Engenharia de software auxiliada por computador (CASE) é a aplicação de ferramentas e métodos assistidos por computador no desenvolvimento de software para garantir um software de alta qualidade e livre de defeitos. O CASE garante uma abordagem disciplinada e controlada e ajuda designers, desenvolvedores, testadores, gerentes e outros a ver os marcos do projeto durante o desenvolvimento.

O CASE também pode servir como um repositório para documentos relacionados ao projeto, como planos de negócios, requisitos e especificações de design. Uma das melhores vantagens de usar CASE é a entrega do produto final, que tem mais probabilidade de atender aos requisitos do mundo real, pois garante que os clientes continuem fazendo parte do processo.

Definirtec explica Engenharia de Software Assistida por Computador (CASE)

A abordagem CASE cobre todo o ciclo de desenvolvimento do produto, incluindo geração de código, ferramentas de produto, repositórios, prototipagem e outras ferramentas.

Várias ferramentas são incorporadas ao CASE e são chamadas de ferramentas CASE, que são usadas para oferecer suporte a diferentes estágios e marcos em um ciclo de vida de desenvolvimento de software.

Os tipos de ferramentas CASE incluem:

  • Ferramentas de diagramação: Ajuda nas representações diagramáticas e gráficas dos dados e processos do sistema.
  • Geradores de relatório e exibição de computador: ajudam a entender os requisitos de dados e os relacionamentos envolvidos.
  • Ferramentas de análise: concentre-se em especificações inconsistentes e incorretas envolvidas no diagrama e no fluxo de dados.
  • Repositório central: fornece o único ponto de armazenamento para diagramas de dados, relatórios e documentos relacionados ao gerenciamento de projetos.
  • Geradores de documentação: Ajuda na geração de documentação técnica e de usuário de acordo com os padrões.
  • Geradores de Código: Auxiliam na geração automática de código, incluindo definições, com o auxílio de designs, documentos e diagramas.

As vantagens da abordagem CASE incluem:

  • Como a ênfase especial é colocada no reprojeto, bem como no teste, o custo de manutenção de um produto durante sua vida útil prevista é consideravelmente reduzido.
  • A qualidade geral do produto é melhorada à medida que uma abordagem organizada é realizada durante o processo de desenvolvimento.
  • As chances de atender aos requisitos do mundo real são mais prováveis ​​e fáceis com uma abordagem de engenharia de software auxiliada por computador.

O CASE fornece indiretamente a uma organização uma vantagem competitiva, ajudando a garantir o desenvolvimento de produtos de alta qualidade.