Engenharia de software

Definição – O que significa Engenharia de Software?

Engenharia de software é o processo de analisar as necessidades do usuário e projetar, construir e testar aplicativos de usuário final que irão satisfazer essas necessidades por meio do uso de linguagens de programação de software. É a aplicação dos princípios de engenharia ao desenvolvimento de software.

Em contraste com a programação simples, a engenharia de software é usada para sistemas de software maiores e mais complexos, que são usados ​​como sistemas críticos para negócios e organizações.

Definirtec explica Engenharia de Software

Um engenheiro de software desenvolve ou projeta novos aplicativos tendo em mente as necessidades de software dos usuários finais. A engenharia de software também pode envolver o processo de análise de software existente e sua modificação para atender às necessidades atuais do aplicativo.

Por exemplo, em eletrônicos de consumo modernos, os dispositivos em competição direta geralmente têm hardware e poder de processamento semelhantes, mas a experiência do usuário pode variar muito dependendo do software usado. Um engenheiro de software pode então estar trabalhando em um conjunto de metas de acordo com as necessidades do consumidor e, por procuração, a necessidade de a empresa competir com outras para oferecer a melhor experiência do usuário.

Engenharia de Software e Desenvolvimento de Software

Uma distinção importante que nos ajuda a entender a engenharia de software é contrastá-la com uma função muito semelhante – o desenvolvimento de software.

A engenharia de software e o desenvolvimento de software são iguais? Algumas pessoas diriam que são muito semelhantes e lidam com a maioria dos mesmos conceitos e processos-chave. Outros, porém, destacariam algumas diferenças.

Conforme mencionado acima, enquanto o desenvolvimento de software se refere a todo o processo de desenvolvimento geral, a engenharia de software é muito mais sobre pegar um determinado conjunto de objetivos e aplicar conceitos de engenharia para conduzir a produção.

Aqueles que descrevem a engenharia de software falam sobre como usar as necessidades do cliente para direcionar o desenvolvimento de aplicativos, que é uma proposta de valor importante no que os engenheiros de software fazem para uma empresa. Por outro lado, os desenvolvedores de software provavelmente estão muito mais próximos dos processos essenciais envolvidos no ciclo de vida de desenvolvimento de software.

No entanto, tanto os engenheiros quanto os desenvolvedores de software podem ter fluxos de trabalho e processos semelhantes para um determinado projeto.

Por exemplo, o desenvolvimento ágil de software e a filosofia DevOps podem ser absolutamente aplicados à função de engenheiro de software, bem como ao desenvolvimento em geral.

O DevOps Software Engineer

Alguns anos atrás, o modelo DevOps começou a surgir e se tornar popular, substituindo os modelos tradicionalmente preparados para o desenvolvimento de software.

Em contraste, os modelos mais tradicionais incluíam um modelo em cascata, onde cada etapa de desenvolvimento era feita de forma discreta e separada das demais. Todo o design seria implementado antes do teste e todos os testes seriam implementados antes do processo de ativação, etc.

Hoje, muitas empresas estão explorando novas alternativas DevOps, de modo que o engenheiro de software aplicará essas mesmas inovações à engenharia de software. Um engenheiro de software DevOps pode experimentar como otimizar aplicativos de software e engenharia de sistemas e ciclos de desenvolvimento, reunindo operações de diferentes departamentos ou inovando o processo para fazer as equipes trabalharem juntas.

Outros tipos de engenharia de software

Outros tipos de engenharia de software incluem engenharia de software de front-end e engenharia de software de back-end.

A engenharia de software de front end envolve a engenharia das partes de um aplicativo ou sistema de software voltadas para o usuário final – as extremidades visuais dos aplicativos que são visíveis ao usuário final em um ambiente de produção real.

O desenvolvimento e a engenharia de software de back-end, por outro lado, projetam as partes dos aplicativos e sistemas que são usados ​​nos bastidores por administradores e clientes. Por exemplo, ferramentas de cálculo de software que controlam a política tributária nas operações da folha de pagamento seriam um exemplo de engenharia de back-office.

Outro tipo de engenharia de software é chamado de “engenharia de pilha completa”. Isso significa que o engenheiro de software trabalhará com toda a pilha de tecnologia, todas as tecnologias, plataformas e recursos envolvidos em um aplicativo ou sistema, desde o front-end até o back-end dos sistemas. Os engenheiros full stack são muito procurados na indústria de software de hoje porque podem trabalhar em toda a arquitetura da empresa.