Engenharia da computação

Definição – O que significa Engenharia da Computação?

Engenharia da computação refere-se ao estudo que integra a engenharia eletrônica com as ciências da computação para projetar e desenvolver sistemas de computador e outros dispositivos tecnológicos. Os profissionais de engenharia da computação têm experiência em uma variedade de áreas diversas, como design de software, engenharia eletrônica e integração de software e hardware.

A engenharia da computação permite que os profissionais se envolvam em uma série de áreas, como analisar e projetar qualquer coisa, desde microprocessadores simples a circuitos com muitos recursos, design de software e desenvolvimento de sistema operacional. A engenharia da computação não se limita a sistemas operacionais de computador, mas visa criar uma maneira ampla de projetar soluções tecnológicas mais abrangentes.

Também conhecido como engenharia de sistema de computador.

Definirtec explica Engenharia da Computação

O termo engenharia da computação costuma ser confundido com ciência da computação, mas esses dois termos são diferentes. Os cientistas da computação são responsáveis ​​pela fabricação elétrica e de software, enquanto os engenheiros da computação são treinados para projetar software e executar e integrar esse software aos componentes de hardware. A engenharia da computação também inclui os engenheiros que escrevem firmware especificamente para microcontroladores incorporados, projetam e desenvolvem sensores analógicos, projetam chips de integração em larga escala e criam esquemas para placas de circuito único e misto. O campo da engenharia das ciências da computação também contribui para a pesquisa robótica que requer sistemas digitais para monitorar componentes elétricos como motores e sensores.

Em 1971, a Case Western Reserve University em Cleveland introduziu a primeira disciplina de graduação em engenharia de ciência da computação. Os programas de engenharia da computação agora são comuns nos Estados Unidos e no mundo.