Definição – O que significa o Class-Based Queuing (CBQ)?
O enfileiramento baseado em classe (CBQ) descreve um sistema em que os administradores de rede atribuem uma prioridade específica a cada transmissão ou conjunto de pacotes de dados, dependendo do tipo de transmissão. Agendadores de rede e outras ferramentas permitem que diferentes tipos de dados através do tráfego compartilhem a largura de banda do sistema. No enfileiramento baseado em classe, os administradores criam classes para priorizar o que é feito mais rapidamente.
Definirtec explica o enfileiramento baseado em classe (CBQ)
Outra maneira de pensar sobre isso está implícita na definição do Gartner de enfileiramento baseado em classe, onde o processo “divide o tráfego em filas e atribui a cada uma uma quantidade específica de largura de banda de rede” – em outras palavras, há uma certa quantidade de recursos aplicados a cada tipo de item, e isso define a rapidez com que é processado.
Quais são os critérios de priorização no enfileiramento por classe? Os critérios podem incluir o tipo de interface usada, o programa de origem, o endereço IP do remetente, o tipo de aplicativo que está sendo servido e outros fatores. Em geral, o enfileiramento baseado em classe funciona para limitar ou restringir o processamento de recursos em sistemas, a fim de, novamente, priorizar e alocar recursos de maneiras específicas.