Definição – o que significa endereço de memória?
Um endereço de memória é um identificador único usado por um dispositivo ou CPU para rastreamento de dados. Este endereço binário é definido por uma sequência ordenada e finita, permitindo que a CPU rastreie a localização de cada byte de memória.
Os computadores modernos são endereçados por bytes que são atribuídos a endereços de memória – números binários atribuídos a uma célula de memória de acesso aleatório (RAM) que contém até um byte. Dados maiores que um byte são consecutivamente segmentados em bytes múltiplos com uma série de endereços correspondentes.
Dispositivos de hardware e CPUs rastreiam dados armazenados acessando endereços de memória por meio de barramentos de dados.
Antes do processamento da CPU, os dados e programas devem ser armazenados em locais de endereço de memória exclusivos.
Definirtec explica o endereço da memória
O barramento determina um número fixo de endereços de memória da CPU atribuídos de acordo com os requisitos da CPU. A CPU então processa a memória física em segmentos individuais.
Os programas do sistema operacional de entrada / saída (BIOS) básica de memória somente leitura (ROM) e os drivers de dispositivo requerem endereços de memória. Antes do processamento, dados de dispositivo / teclado de entrada, software armazenado ou armazenamento secundário devem ser copiados para a RAM com endereços de memória atribuídos.
Os endereços de memória geralmente são alocados durante o processo de inicialização. Isso inicia a inicialização do BIOS no chip ROM BIOS, que se torna o endereço atribuído. Para habilitar a capacidade de vídeo imediata, os primeiros endereços de memória são atribuídos a ROM de vídeo e RAM, seguidos pelos seguintes endereços de memória atribuídos:
- ROM da placa de expansão e chips de RAM
- Módulos de memória em linha duplos da placa-mãe, módulos de memória em linha simples ou módulos de memória em linha da Rambus
- Outros dispositivos