Definição – o que significa endereço de loopback?
Um endereço de loopback foi construído no sistema de domínio IP para permitir que um dispositivo envie e receba seus próprios pacotes de dados.
Os endereços de loopback podem ser úteis em vários tipos de análise, como teste e depuração, ou para permitir que os roteadores se comuniquem de maneiras específicas.
Uma maneira simples de descrever como funciona o uso de um endereço de loopback é que um pacote de dados será enviado através de uma rede e roteado de volta para o mesmo dispositivo de onde foi originado.
No IPv4, 127.0.0.1 é o endereço de loopback mais comumente usado; no entanto, esse intervalo pode ser estendido para 127.255.255.255.
Definirtec explica o endereço de Loopback
A Interface de Loopback
O endereço de loopback é um componente vital do que os especialistas em TI chamam de interface de loopback. A interface de loopback se refere ao sistema geral por meio do qual os engenheiros de rede podem auto-referenciar um dispositivo ou “ping” um dispositivo enviando seus pacotes de dados de volta para si mesmo.
Uma interface de loopback ajuda a resolver alguns problemas do roteador e implementar alguns tipos de teste. Por exemplo, um teste de clipe de papel utilizará a metodologia de aplicativo do emulador de terminal para verificar algum tipo de conectividade de rede. Outros tipos de teste examinam como os roteadores são configurados e como eles se comunicam, e o que pode ser feito para avaliar a funcionalidade de uma parte específica de uma rede.
O endereço de loopback também é útil em cenários de Border Gateway Protocol que conectam roteadores por meio de roteamento entre domínios entre sistemas autônomos. O sistema autônomo, como sua própria rede interna, tem seus próprios protocolos, para os quais um teste de endereço de loopback pode ser uma solução para certos problemas de verificação de rede.
Diferentes endereços de loopback para sistemas de endereçamento de domínio IPv4 e IPv6
O endereço de loopback também parece diferente no IPv4 do que no IPv6. Nos últimos anos, o sistema de protocolo da Internet foi reduzido para permitir um número maior de endereços IP. No sistema IPv4 antigo, o endereço de loopback era 127.0. 0.1. A sintaxe do novo endereço de loopback no IPv6 é mais simples: é :: 1.
A Juniper Networks descreve algumas das mudanças correspondentes desta maneira: “A maioria das implementações de IP suporta uma interface de loopback (lo0) para representar o recurso de loopback. Qualquer tráfego que um programa de computador envia na rede de loopback é endereçado ao mesmo computador. O endereço IP mais comumente usado na rede de loopback é 127.0.0.1 para IPv4 e :: 1 para IPv6. O nome de domínio padrão para o endereço é localhost. ”
Benefícios de usar um endereço de loopback
Os benefícios de usar um endereço de loopback para executar ping em um determinado dispositivo de rede são úteis para entender como esse tipo de implementação funciona.
Um dos maiores benefícios de usar o endereço de loopback é que ele está “sempre ativo” e disponível. Mesmo em vários tipos de falhas do sistema ou tempo de inatividade da rede, a interface de loopback ainda está em vigor, permitindo que os engenheiros verifiquem se a conexão de um determinado dispositivo é solvente ou não.
Outro benefício importante é que o endereço de loopback nunca muda, dependendo das configurações de IP. É uma parte universal e constante da disponibilidade de sistemas para avaliar suas conexões.
Os usuários também podem implementar filtros de firewall sem estado em uma interface de loopback e caso de uso de endereço de loopback.
Com tudo isso em mente, o endereço de loopback é uma parte simples, mas crítica do kit de ferramentas do engenheiro de rede.
Esta definição foi escrita no contexto do endereço IP