Endereçamento IP Privado Automático (APIPA)

O Endereçamento IP Privado Automático (APIPA) é uma característica dos sistemas operacionais Microsoft Windows que permite que um computador atribua automaticamente a si mesmo um endereço IP privado caso não consiga obter um endereço IP atribuído por DHCP. Isto pode acontecer se o computador não estiver conectado a uma rede, ou se o servidor DHCP não estiver disponível.

Quando a APIPA está ativada, o computador atribuirá a si mesmo um endereço IP na faixa de 169.254.0.1 a 169.254.255.254, com uma máscara de sub-rede de 255.255.0.0. Esta faixa de endereços é reservada para uso privado e não será roteável na Internet pública.

Se você estiver usando APIPA e precisar acessar recursos na Internet pública, você precisará configurar um servidor proxy. Um servidor proxy é um computador que atua como intermediário entre o seu computador e a Internet. Quando você se conectar ao servidor proxy, ele irá buscar os recursos que você precisa da Internet e retorná-los para você. Que processo irá atribuir automaticamente um endereço de 169.254 XX a um sistema caso este não consiga contactar um servidor DHCP? Quando um sistema não consegue entrar em contato com um servidor DHCP, ele atribuirá automaticamente um endereço de 169.254.XX a ele mesmo. Isto é conhecido como APIPA (Automatic Private IP Addressing).

Os endereços da APIPA são encaminháveis? Não, os endereços APIPA não são roteáveis. APIPA (Automatic Private IP Addressing) é uma funcionalidade do Windows que permite a um computador atribuir-se automaticamente um endereço IP privado no caso de ser incapaz de contactar um servidor DHCP. Isto pode acontecer se o computador não estiver conectado a uma rede, ou se o servidor DHCP não estiver disponível.

O que é a APIPA e como ela funciona?

O Address Resolution Protocol (ARP) é uma parte fundamental da rede Internet Protocol (IP). Ele é usado para traduzir endereços IP para os endereços de hardware (MAC) correspondentes usados por uma rede.

Quando um computador de uma rede quer comunicar com outro computador, precisa primeiro de conhecer o endereço MAC do outro computador. Ele faz isso enviando um pedido ARP, que é uma mensagem de difusão enviada a todos os computadores da rede. A mensagem contém o endereço IP do computador que quer comunicar, e qualquer computador que tenha esse endereço IP responderá com o seu endereço MAC.

Quando o primeiro computador tem o endereço MAC do segundo computador, pode enviar os dados directamente para o segundo computador utilizando esse endereço.

No entanto, o que acontece se não houver uma resposta ARP? Isto pode acontecer se o endereço IP não estiver registado em nenhum computador da rede. Neste caso, o computador usará um endereço IP especial chamado Endereço IP Privado Automático (APIPA).

O endereço APIPA é um endereço especial que é usado quando não é recebida nenhuma resposta ARP. Ele está no intervalo de 169.254.0.1 a 169.254.255.254, e é automaticamente atribuído ao computador pelo sistema operacional.

Uma vez que o computador tenha o endereço APIPA, ele pode se comunicar com outros computadores na rede usando esse endereço. No entanto, não será capaz de comunicar com computadores fora da rede

Qual é o endereço 169. 254 0.0 16 chamado e para que é utilizado? O endereço 169.254.0.0/16 é chamado de endereço “link-local”, e é usado para a comunicação entre dispositivos na mesma rede local. O endereço não é roteável, o que significa que não pode ser usado para comunicação com dispositivos em outras redes.

O que significa o endereço IP 169.

254? Um endereço IP de 169.254.x.x é atribuído a um dispositivo quando o dispositivo não consegue obter um endereço IP de um servidor DHCP. Isto pode acontecer por uma série de razões, como por exemplo:
-O servidor DHCP está desligado ou inacessível
-Não há servidor DHCP na rede
-O servidor DHCP está configurado incorretamente

Quando um dispositivo é atribuído um endereço IP de 169.254.x.x, isso significa que o dispositivo não é capaz de se comunicar com nenhum outro dispositivo na rede.