Definição – O que significa Virtual Routing and Forwarding (VRF)?
Roteamento e encaminhamento virtual (VRF) é uma tecnologia em roteadores baseados em IP que permite criar e operar várias instâncias de uma tabela de roteamento simultaneamente. VRF permite que um roteador crie várias instâncias de roteador dentro dele, cada uma operando separadamente e com seu conjunto distinto e sobreposto de endereços IP.
Definirtec explica Virtual Routing and Forwarding (VRF)
VRF é implementado principalmente para melhor uso do roteador e tráfego de rede segregado. VRF funciona como um roteador típico com sua tabela de roteamento exclusiva, entradas de tabela e protocolos de roteamento, e funciona independentemente do roteador de núcleo e outras instâncias criadas por VRF. VRF é semelhante aos roteadores virtuais, mas o último usa apenas uma tabela de roteamento, enquanto VRF tem várias tabelas de roteamento. VRF também é usado para criar túneis VPN que são exclusivamente dedicados a um único cliente ou rede.
VRF também é conhecido como uma tabela de roteamento que possui várias instâncias em um roteador de borda de energia (PE) VPN.