Definição – O que significa Reverse Path Forwarding (RPF)?
O encaminhamento de caminho reverso (RPF) é um método de roteamento multicast que ajuda a evitar falsificação de endereço IP e outros tipos de desafios. Esse método é chamado de encaminhamento de caminho reverso porque, em vez de olhar para frente, a tecnologia que trata a trajetória do pacote olhará para trás para verificar o caminho reverso do pacote. O pacote será encaminhado ou descartado com base nas descobertas. Como muitas tecnologias voltadas para o consumidor agora usam esses sistemas, a engenharia real do RPF e de outros métodos está se tornando extremamente importante na praticidade de como esses sistemas funcionam.
Definirtec explica o encaminhamento de caminho reverso (RPF)
Parte da ideia por trás do encaminhamento de caminho reverso é que as trajetórias funcionam de maneira diferente para métodos multicast do que para métodos unicast. Por exemplo, um engenheiro pode explicar que no RPF, um switch ou nó do roteador pode interpretar o endereço de origem no pacote multicast como um endereço de destino para um pacote unicast.
A eliminação de pacotes que não atendem à verificação RPF permite o encaminhamento eficiente de pacotes.
Os administradores de rede podem usar ferramentas como tabelas RPF para manter os protocolos de verificação. Sistemas como o encaminhamento de caminho reverso e diferentes métodos de rede, como unicast e multicast, fazem parte dos modernos sistemas de comutação de pacotes que determinam como os negócios são feitos na Internet global e em outros tipos de redes.